Mozarildo diz que a Amazônia deve ser discutida sob o olhar dos amazônidas




"Temos que discutir uma saída inteligente para que o Brasil não seja refém dos produtores europeus e norte-americanos, que inclusive até já criaram um lema: floresta na Amazônia e fazendas nos Estados Unidos e países da Europa". O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu que a tese de que a Amazônia deve ser debatida sob o olhar dos amazônidas e para os amazônidas.

No entender do senador por Roraima, a cada dia se renova uma guerra que vem sendo travada há anos entre "os chamados ambientalistas" e "os que querem um desenvolvimento com respeito ao meio ambiente". Para Mozarildo, por trás de diversas organizações não-governamentais instaladas no Brasil utilizando como bandeira a defesa do meio ambiente existe, na verdade, interesses estrangeiros.

Para alicerçar sua tese, Mozarildo leu artigo assinado pelo economista Delfim Netto publicado na revista Carta Capital. Em texto intitulado "Paranoia e pererecas", o ex-ministro e ex-deputado federal alerta que por trás da tentativa de impedir a duplicação de uma rodovia importante para o escoamento da produção em nome da proteção a um tipo de perereca ameaçada de extinção, existe o interesse na utilização dos recursos amazônicos "em benefício da humanidade".

- A riqueza de sua biodiversidade, um rico subsolo praticamente virgem e oceanos de água doce obviamente são objetos de consideração nas projeções das equipes de planejamento do desenvolvimento nos próximos 30 anos em muitos países - escreveu Delfim Netto.

O ex-ministro aconselhou que seja feito um esforço permanente para levar às pessoas o conhecimento dos verdadeiros problemas ambientais, "para que não se deixem iludir com a ideia falsa que o desenvolvimento econômico prejudica a qualidade de vida atual ou comprometerá a saúde das futuras gerações".

Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT - RO) opinou que não deve haver apenas preocupação com a floresta, mas, sobretudo, com o ser humano.



15/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Mozarildo, Amazônia não deve ser santuário intocável

Venda de terras na Amazônia será discutida em audiência pública na CRA

Gomes afirma que propina deve ser discutida

Gomes afirma que propina deve ser discutida na CPI

Abertura geral dos portos deve ser discutida em audiência pública

Quintanilha: situação dos municípios deve ser discutida na reforma tributária