Mozarildo diz que desalojados da Raposa Serra do Sol estão sendo expulsos de assentamento do Incra em Roraima



Famílias que foram desalojadas de suas terras para a criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol e que estavam sendo assentadas em terrenos fornecidos pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estão começando a ser expulsas também destes novos lotes. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que recebeu esta denúncia por telefone, preparou ofícios cobrando esclarecimentos sobre o caso ao presidente do Incra, aos ministros do Desenvolvimento Agrário e da Justiça e à Polícia Federal.

- Roraima não pode continuar sendo tratada como quintal, nem como terra de ninguém. Não vou me cansar de denunciar, de reclamar, de cobrar providências e até mesmo de recorrer à Justiça. Quero informações reais sobre esse caso. Além disso, estou acionando advogados para assistir essas famílias que já haviam sido desterradas da Raposa Serra do Sol e agora estão sendo expulsas novamente de assentamento do próprio Incra - afirmou Mozarildo.

A expulsão das famílias teria ocorrido através de ação da Polícia Federal, supostamente requerida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) ou pelo Incra, segundo foi denunciado a Mozarildo. Ele protestou que Roraima estaria sendo vítima de uma política equivocada de perda do seu território para a criação de reservas indígenas.



04/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo leva apelo do povo de Roraima pelo fim de conflito na reserva Raposa Serra do Sol

Jucá pede rapidez no reassentamento dos desalojados da Raposa Serra do Sol

Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima

Governador de Roraima deve participar de audiência sobre conflitos na reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo elogia suspensão de operação da PF na Raposa Serra do Sol

Mozarildo afirma que demarcação de Raposa Serra do Sol é uma fraude