Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima



A Superintendência Regional do Incra em Roraima (Incra/RR) criou mais um assentamento no Estado, numa área de aproximadamente 2005 hectares, às margens da BR-401, no município de Bonfim. A Portaria N° 20 foi publicada na edição desta segunda-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU). A criação do assentamento beneficia um grupo de 45 famílias de agricultores, que desde 2006 lutava pela posse da terra.

A área do assentamento Caju II é constituída de parte da fazenda Chico Borges I e II e parte da gleba Tacutu, declarada de interesse social para fins de reforma agrária por meio de acordo judicial firmado entre o Incra, os proprietários da fazenda e agricultores que ocupam aquela parte do imóvel.

O acordo foi homologado em 26 de março de 2012 na ação de reintegração de posse que corre na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária no Estado de Roraima.

Segundo o superintendente do Incra (RR), Antônio Francisco Beserra Marques, os técnicos da autarquia iniciaram o cadastro e a seleção das famílias nesta segunda-feira (2). "A expectativa é que até a próxima semana todas as famílias aptas ao Programa Nacional de Reforma Agrária tenham seus cadastros homologados, estando oficialmente assentadas", anunciou.

A portaria de criação do projeto, assinada pelo superintendente do Incra/RR, estabelece que no prazo de 90 dias o Incra realize ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonfim para inserir as famílias assentadas no CADÚnico, viabilizando seu acesso às políticas públicas municipais, estaduais e federais.

A portaria determina ainda que o Incra encaminhe aos órgãos competentes, em 180 dias, a demanda dos assentados para a inclusão nos programas Luz Para Todos, Água Para Todos e Minha Casa Minha Vida, para a eletrificação rural, a implantação de sistema de abastecimento de água potável e a construção de moradias.

No mesmo prazo, o Incra deverá formalizar parceria com a Prefeitura de Bonfim para construir ou recuperar as estradas vicinais que dão acesso ao assentamento.

Conforme Antônio Beserra, nos próximos meses o Incra vai fazer a demarcação das parcelas e contratar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). "São benefícios que o governo federal disponibiliza aos agricultores por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária", explicou.

Comemoração

Para os agricultores, a criação do assentamento, após seis anos de luta pela terra, é uma vitória que deve ser festejada. "Há seis anos esperávamos essa portaria para nos sentirmos seguros e termos a garantia de que a terra é nossa", disse o presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Caju II, Juscelino Cecílio de Araújo.

A comemoração está marcada para este sábado (7) na sede da associação. Segundo Juscelino, haverá churrasco a partir das 11h30, torneio de futebol no período da tarde e forró à noite.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



03/12/2013 11:40


Artigos Relacionados


Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

Mozarildo diz que desalojados da Raposa Serra do Sol estão sendo expulsos de assentamento do Incra em Roraima

Incra entrega casa de número 210 em assentamento na PA

Incra/CE cria assentamento no município de Crateús

Incra cria assentamento Pindorama na Bahia