MOZARILDO FAZ APELO AO GOVERNO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) disse nesta terça-feira (dia 21) que só resta apelar ao presidente da República e ao ministro da Justiça para resolverem o problema da demarcação de terras indígenas na Serra do Sol, em Roraima. Mozarildo explicou que esteve hoje com o presidente da Funai, Carlos Mares, juntamente com 15 lideranças indígenas, mas saiu da audiência sem esperança. Ele lamentou que o presidente da Funai insista em manter à frente da administração regional do órgão em Roraima, "uma pessoa que está envolvida em ilícitos", apesar da ocupação da sede por índios desde fevereiro.
Mozarildo leu carta da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur) entregue ao presidente da Funai, onde lideranças de várias etnias apresentam uma pauta de reivindicações.
Os índios exigem a presença do presidente da Funai para ouvir as propostas das comunidades indígenas in loco; a definição da área Raposa Serra do Sol, demarcação em blocos, definição das áreas administrativas de cada comunidade; demissão imediata do administrador regional da Funai em Roraima, Walter Bloss, devido a sua omissão e conivência com atos ilícitos; nomeação de um líder indígena para o cargo; compra de bois, eletrificação rural, abertura de estradas e infra-estrutura sanitária, entre outras exigências.

21/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO CRITICA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS PELA FUNAI

MOZARILDO DEBATE NA TV SENADO DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Mozarildo registra críticas a demarcação de terras indígenas

Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas

Para Mozarildo, demarcação de terras indígenas reserva os minérios brasileiros para os estrangeiros

CRA debate demarcação de terras indígenas