Mozarildo menciona pesquisa para descobrir vacina contra câncer de mama



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) informou que o cancerologista Guilherme Bezerra de Castro está realizando pesquisa em Cuiabá com índias brasileiras para descobrir uma vacina contra o câncer de mama, conforme noticiou a revista RDM em reportagem intitulada "Epidemia da Vida Moderna". O pesquisador está estudando o código genético das índias, que parecem imunes ao câncer.

De acordo com o senador, a Escola Paulista de Medicina, que mantém um posto de saúde na reserva do Xingu, jamais registrou, em 36 anos, a ocorrência de câncer de mama entre as índias de etnias diversas. O mesmo ocorre em Sangradouro, a 250 quilômetros de Cuiabá, onde a Missão Salesiana atende a mais de 10 mil índios xavantes, afirmou o senador, acrescentando que outra característica da população indígena não miscigenada é possuir o mesmo grupo sangüíneo - "O" positivo.

Caso o pesquisador encontre o gene protetor, ele pretende isolá-lo e multiplicá-lo em laboratório para produzir a vacina, explicou Mozarildo, afirmando que a revista relaciona a incidência de diversos tipos de câncer ao crescente ritmo de industrialização da sociedade moderna.

Ao louvar a iniciativa do cancerologista, o senador manifestou também sua preocupação com o assédio, "muitas vezes provocado por estrangeiros", que vem sofrendo a população indígena.



14/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Pesquisa revela desinformação de mulheres sobre câncer de mama

Pesquisa da Unicamp identifica gene associado à leucemia e câncer de mama

Mozarildo ressalta importância do movimento Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama

Saúde: Inscrições para mega-mutirão contra câncer de mama terminam dia 21

Serviço: Inscrições para mega-mutirão contra câncer de mama terminam dia 21