MOZARILDO PREVÊ AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS AGRÍCOLAS



Ao atingir uma safra superior a 83 milhões de toneladas de grãos nos últimos anos, o Brasil está capacitado a alcançar a meta de US$ 45 bilhões em exportações de produtos agrícolas até 2002. Esta foi a afirmação do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) para destacar o apoio que o governo federal vem dando ao setor. Segundo o senador, os financiamentos concedidos aos produtores rurais e cooperativas aumentaram em R$ 8,2 bilhões a partir de 1996.
Para Mozarildo, as ações do Ministério da Agricultura, dando prioridade à modernização das atividades de produção agrícola, e a experiência política e administrativa do ministro Pratini de Morais deverão contribuir para o alcance da meta prevista para 2002, apesar dos obstáculos colocados por países mais ricos para "inviabilizar" os objetivos da Rodada do Milênio, da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Seattle, nos Estados Unidos.
O senador alertou para a necessidade de mudanças no setor, com vistas a aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. Ele defendeu nova legislação sobre armazenagem, tributação mais compatível com a atividade agrícola, facilidades de operação nas bolsas de mercadorias, tratamento preferencial para a pequena agricultura familiar e taxas de juros compatíveis com as praticadas por países mais desenvolvidos.
- O Congresso Nacional certamente dará todo o apoio necessário ao desenvolvimento e modernização de nossa agricultura, o que também significa maior desenvolvimento de nossa economia e melhoria das condições sociais e econômicas do povo brasileiro - afirmou.

23/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro diz que cooperativas do Paraná devem triplicar exportações de produtos agrícolas

SP lidera exportações agrícolas no primeiro quadrimestre

Bernardo Figueiredo será convidado a debater dificuldades logísticas às exportações agrícolas

Produtos agrícolas aumentam 3,75% em março

Preços de produtos agrícolas caem 0,57%

Preço dos produtos agrícolas fecha em baixa de 0,78%