Mozarildo protesta contra matéria sobre incêndio em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) protestou nesta quarta-feira (12) contra matéria veiculada na noite de terça-feira (11) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, que exibiu cenas de incêndios provocados por agricultores no interior de Rondônia.

De acordo com o senador, derrubar e queimar as matas passou a ser a opção dos colonos que foram assentados por governos anteriores, principalmente no município de Mucajaí, já que não lhes foram dadas condições de praticar uma agricultura mecanizada.

- Quero complementar o material daquele noticiário que só mostra o lado perverso... como se o agricultor fizesse o incêndio pelo incêndio, quando, na verdade, o único recurso que eles têm é derrubar e queimar as matas - declarou Mozarildo. Além disso, de acordo com o senador, a queimada exibida pela televisão foi em um bananal, em uma área que já havia sido usada para plantação e não dentro da floresta.

Mozarildo dirigiu um apelo ao governo federal para que sejam formuladas soluções definitivas para o problema das queimadas em Roraima. Ele entende que, com a formação de cooperativas, a abertura de linhas de financiamento e a criação de um sistema de assistência técnica, o atual governo poderá dar um importante passo para evitar que as matas continuem a ser queimadas.



12/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo protesta contra matéria de jornal que o trata como inimigo de ONGs

Mozarildo protesta contra descaso das teles com população de Roraima

Mozarildo protesta contra tratamento que Venezuela dá a turistas de Roraima e Amazonas

Mozarildo divulga matéria que aponta Roraima como o estado de campanha mais cara do país

Mozarildo protesta contra declaração de Jucá sobre ZPEs

Almeida Lima protesta contra matéria do jornal Correio Braziliense