Mozarildo: PTB vai rediscutir permanência no bloco de apoio ao governo
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) anunciou nesta quarta-feira (14), em Plenário, que o PTB vai rediscutir a permanência no bloco de apoio ao governo, durante reunião da Executiva Nacional marcada para o próximo dia 28.
A decisão de afastamento de Mozarildo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pela líder do bloco de apoio ao governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 89/07, que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011, foi, segundo ele, o gatilho para o debate. O parlamentar é contrário à prorrogação da contribuição, na contramão da orientação governista.
Para Mozarildo, Ideli agiu de forma "pouco republicana e faltou com a verdade" ao dizer que seu afastamento havia sido debatido com o líder do PTB, senador Epitácio Cafeteira (MA). O parlamentar leu ofício de seu líder, redigido do dia 13, em que Cafeteira assegura não ter sido consultado a respeito da substituição na CCJ e posiciona-se "contrário à decisão tomada". O líder petebista diz ainda que a bancada, composta por seis senadores (mais o senador licenciado Fernando Collor), deve "repensar serena e tranqüilamente a participação no bloco".
- O PT não gosta de aliados, quer subalternos. Subalterno eu nunca fui; e meu partido também não pode ser neste momento - declarou Mozarildo, citando o ex-deputado Roberto Freire.
O senador leu nota da Juventude do PTB solidária ao seu posicionamento contrário à CPMF. Disse ter recebido ainda manifestações de desagravo da direção do partido e agradeceu às várias manifestações em apoio à sua decisão.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse não ter se sentido confortável com a substituição e que se tivesse sido questionado a respeito da atitude tomada por Ideli, teria recomendado outro caminho. Já o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentou que Mozarildo "tenha sido vítima de uma chicana".
14/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo: PTB vai rediscutir permanência no bloco de apoio ao governo
Mozarildo diz que vai pressionar por saída do PTB do bloco de apoio ao governo
Mozarildo lê nota do PTB anunciando saída do bloco de apoio ao governo
Mozarildo lê nota do PTB anunciando saída do bloco de apoio ao governo
Mozarildo Cavalcanti anuncia que PTB sai do bloco do governo
PT vai tentar ampliar Bloco de Apoio ao Governo