Mozarildo quer informações oficiais sobre livro que dá Amazônia como pertencente aos EUA
Mozarildo informou que os livros didáticos de geografia utilizados no ensino das turmas norte-americanas correspondentes à 6ª série do ensino fundamental brasileiro, fazem referência a um continente, incluindo toda a Amazônia, sob a responsabilidade dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo tradução dos livros de geografia americanos publicada pelo jornal Brasil Norte, em meados dos anos 80 foi fundada a Former International Reserve of Amazon Forest (Finraf) em virtude da floresta estar localizada na América do Sul, "uma das mais pobres regiões da terra e rodeada de países irresponsáveis, cruéis e autoritários".
O texto diz ainda que a floresta fazia parte de "oito diferentes e esquisitos países, os quais, na maioria dos casos, reinos de violência, comércio de drogas, intolerância e de povos ignorantes e primitivos". Mozarildo opinou que se realmente escolas americanas estiverem utilizando este material didático o fato pode ser considerado um atentado à soberania do Brasil e da Amazônia.
28/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo quer informações sobre venda de terras da Amazônia para ingleses
Mozarildo quer debate sobre Amazônia no Senado
Mozarildo quer informações do governo sobre suposto sequestro de brasileiro pelas Farc
Mozarildo quer antecipar debate sobre privatização da Amazônia
Tuma quer comissão externa para comprovar informações sobre queimadas na Amazônia
Deputado cobra informações oficiais sobre Aeroporto das Hortências