Mozarildo reivindica auditoria nas contas da Funasa de Roraima



Ao manifestar sua preocupação com o aumento da incidência de dengue e malária em Roraima, especialmente entre os índios Ianomâmi, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) reivindicou a realização de uma auditoria nas contas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado, por estar convicto da existência de desvio de dinheiro no órgão.

O senador apresentou um requerimento de informações ao Ministério da Saúde sobre o estado de saúde entre os Ianomâmi, uma vez que a própria Funasa admite que o número de doentes de malária quadruplicou este ano, em relação a 2005, além do aumento da ocorrência de casos de dengue e tuberculose na região.

- A Funasa nega que exista epidemia, mas isso é um mero exercício semântico. Eu sei que há livros sobre os Ianomâmi,mostrando índios bonitos e saudáveis. Vá lá para ver como eles são raquíticos e desnutridos. Parece que foram isolados para morrer mais rápido e sem alarde - denunciou.

Mozarildo também fez questão de divulgar que o Tribunal de Justiça de Roraima foi premiado no 19º Congresso Nacional dos Magistrados, que se realiza em Curitiba até este sábado (18), pela agilidade e eficiência do trabalho desenvolvido.

Para Mozarildo, a premiação recebida representa o reconhecimento de um trabalho cercado das dificuldades comuns aos que vivem na Amazônia, principalmente por se tratar de uma das Justiças mais jovens do país - foi implantada em 1991. O reconhecimento da atuação do tribunal é, na avaliação do senador, a prova de que é possível promover uma justiça célere e na defesa da população, especialmente a parcela mais carente.



17/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia irregularidades na Funasa em Roraima

MOZARILDO CAVALCANTI QUER AMPLIAR PROPOSTA DE AUDITORIA EM RORAIMA

Situação de contas públicas de Roraima é "caótica", afirma Mozarildo

JUCÁ DIZ QUE FNS EM RORAIMA JÁ PASSOU POR AUDITORIA

Mozarildo pede extinção da Funasa

Simon pede auditoria das contas da Previdência