Simon pede auditoria das contas da Previdência



Durante o debate sobre a proposta de reforma da Previdência que se prolongou por toda a madrugada desta quinta-feira (25) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu urgência na elaboração de uma auditoria nas contas do setor pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

- Enquanto o governo diz que há um déficit de R$ 40 bilhões na Previdência, as entidades de servidores garantem que há superávit de R$ 34 bilhões. Precisamos esclarecer isto antes de votar - sustentou Simon.

O senador defendeu a isenção da contribuição previdenciária para pensionistas e aposentados por doença e invalidez. E anunciou que insistirá em emenda de sua autoria que garante direitos e benefícios previdenciários a cerca de 30 milhões de pessoas.

Simon criticou ainda o comportamento dos parlamentares da base do governo e da oposição durante a reunião da CCJ, marcada por sucessivas manobras para adiar a votação do parecer elaborado pelo relator da reforma, senador Tião Viana (PT-AC). -A confusão se deve ao fato de o PT não estar acostumado a ser governo, enquanto o PSDB e o PFL não aprenderam ainda a atuar na oposição-, observou.



25/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo reivindica auditoria nas contas da Funasa de Roraima

Governo fará auditoria nas contas do Fundo de Pensão Portuária

Casagrande apoia auditoria e Sarney informa que contas do SIS irão para o Siafi

Simon elogia decisão da OAB de cobrar do Congresso auditoria da dívida externa

Deputado pede auditoria do TCE no Executivo

Deputado pede auditoria especial