Mozarildo: vigília deveria ser pelos 25 milhões de habitantes da Amazônia
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comentou que a vigília pela Amazônia, prevista para a noite desta quarta-feira (13), no Plenário do Senado, deveria ser em favor dos 25 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia e não apenas pela preservação da floresta.
- Minha discordância é com a vigília pela preservação da Floresta Amazônica. E os seres humanos que estão lá? Temos que conciliar essas coisas - disse o senador.
Mozarildo afirmou que quer, sim, uma Amazônia para sempre - referindo-se ao nome do movimento que propôs a vigília - acrescentando que quer uma Amazônia "para sempre brasileira, para sempre dos amazônidas".
O senador disse acreditar que a atriz Christiane Torloni, que está à frente do movimento Amazônia para Sempre, é movida por sinceros interesses em relação à Amazônia, local que conheceu quando lá gravou uma minissérie, lembrou. Ele disse esperar, no entanto, que Torloni "não se envolva nessa esquizofrenia quase paranóica" que a Amazônia vive, numa pressão "feita de fora pra dentro de que temos que nos preocupar com a preservação da floresta e não com o uso inteligente da floresta".
- Quero repetir esse pronunciamento aqui amanhã [quarta-feira]. Não posso aceitar que se faça aqui uma vigília apenas pela preservação da Floresta Amazônica e que nenhuma palavra seja dita sobre as condições de vida de homens e mulheres que vivem lá e estão guardando a Amazônia para que continue brasileira. Espero que nessa vigília se pense não só na floresta, mas nos 25 milhões de seres humanos que vivem lá, pegando dengue e malária - disse.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que participará da vigília e defendeu o desenvolvimento sustentável da região.
- É preciso que os amazônidas tenham o direito à qualidade de vida digna. O caboclo no interior não sabe o que é água potável - disse.
Flexa Ribeiro sugeriu que tecnologia e recursos sejam usados para melhorar as condições de vida na região e que, mesmo que não se derrube mais nenhuma árvore na Amazônia, seja feita regulamentação fundiária das áreas já destinadas à agricultura.
O senador Augusto Botelho (PT-RR), também em aparte, afirmou que participará da vigília em nome das pessoas que vivem na Amazônia. O senador Jefferson Praia (PDT-AM), por sua vez, reconheceu que é preciso haver mudanças na região e que todo debate é salutar. Para ele, a vigília deve ser vista como uma forma de buscar soluções.
12/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito dá início à vigília pelos aposentados
Vigília de senadores pelos aposentados tem repercussão positiva
"Aqui não tem cor partidária", diz Expedito Júnior em vigília pelos aposentados
Vigília da Amazônia
Ideli encerra vigília pela Amazônia
Senado fará vigília em favor da Amazônia