MTur, Sebrae e Embratur oficializam parceria



Nesta terça-feira (01), às 11h30, o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê investimento em estudos técnicos, cursos, certificações e seminários para estimular o crescimento e o desenvolvimento do setor de turismo. A cerimônia foi realizada no auditório do edifício sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

De acordo com o presidente do Sebrae, deverão ser investidos R$ 35,5 milhões entre os parceiros. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento, mas sempre levando em conta a questão da sustentabilidade, da competitividade e o aperfeiçoamento das microempresas e das empresas de pequeno porte ordenadas e incorporadas às comunidades”, disse. 

O acordo prevê a implantação do Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro, com base em fatores como infraestrutura, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino e economia local. A aplicação do índice permitirá o planejamento do setor por gestores públicos.

A Embratur e o Sebrae vão realizar viagens técnicas a destinos de excelência para realizar relatórios que permitam estimular o uso das melhores práticas. Estão previstas pesquisas sobre os serviços de hospedagem e de agências de viagem, impactos da alimentação fora do lar na economia, a elaboração de um guia do empreendedor e estudos de investimentos no setor do turismo.

Outras ações que fazem parte do acordo são a qualidade de gestão, com a realização de seminários de sensibilização e mobilização empresarial, normatização e certificação para o setor de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem, o turismo de aventura e o ecoturismo, e o fomento ao turismo no entorno de unidades de conservação. O objetivo é certificar os pequenos negócios segundo requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nas ações de promoção e acesso a mercados, o acordo pretende fomentar o Prêmio Nacional de Turismo, como reconhecimento às melhores práticas no setor e ampliar a aplicação da metodologia “Economia da Experiência” em novos destinos, com a realização de viagens técnicas a destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência.

O termo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo. As instituições signatárias tem um histórico de mais de cinco anos de trabalhos conjuntos oficialmente. O primeiro acordo firmado entre elas data de 2007.

Fontes:
Ministério do Esporte 
Blog Aquarela 2020 



02/10/2013 10:19


Artigos Relacionados


Nossa Caixa e Icatu Hartford oficializam parceria para a venda de títulos de capitalização

Correios e Banco do Brasil oficializam parceria para serviços do Banco Postal

Embratur intensifica parceria com comissão de turismo

Sebrae e Legislativo formam parceria em busca de empregos

Parceria entre Cultura e Sebrae vai beneficiar Economia Criativa

Parceria: Cepam e Sebrae lançam publicação Prefeito Empreendedor