Mulheres debatem imagem e consumo na mídia



Durante o seminário, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi entregará o troféu Mulher Cidadã às mulheres gaúchas que se destacaram no período de 1998 a 2001, nas áreas da saúde, educação, geração de renda e emprego, direitos humanos e política

Com o apoio da Assembléia Legislativa, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM e a Associação de Mulheres Viamonenses – Mariá - realizam no dia 11 de abril o seminário “Mulher e Mídia: Uma Discussão de Imagem e Consumo”, no Auditório Dante Barone. Durante o evento, autoridades, organizações representativas dos movimentos de mulheres, políticos, pesquisadores, universidades e demais entidades interessadas no tema, vão debater a relação entre os meios de comunicação – principalmente a televisão - e a configuração dada à identidade feminina que, segundo a presidente do Conselho da Mulher, Zeli Garcia, nem sempre são pontos pacíficos entre teóricos e pesquisadores das diversas áreas, desde a da ciências das comunicações à da ciências sociais.

Conforme a secretária de comunicação social do Conselho da Mulher, Rosa Rios Garcia, a entidade tem, dentre seus objetivos, a finalidade de elaborar e propor políticas que eliminem discriminações possíveis de comprometer a plena inserção das mulheres na vida sócio- econômica, política e cultural do país. Neste sentido, enfatiza a secretária, “apesar de entender que a mídia não pode ser analisada em bloco, nem apenas sob a visão simplista da censura, o Conselho da Mulher vê a necessidade de avaliar sua atuação e especificar sua inserção cultural, principalmente no que se refere ao uso indevido da figura feminina, onde somos representadas através de um comportamento banalizado e caricaturado. Num fluxo avassalador de imagens, explica Garcia, basta que “tenhamos condições” para sermos colocadas como produtos a serem consumidos. Desta forma, garantimos o reconhecimento social. É uma condição que dispensa a nossa capacidade de pensar e assegura superficialidade à nossa condição humana, ironiza“.

Por outro lado, a presidente da Mariá, Márcia Santana, explica que o seminário busca, também, “incentivar uma campanha permanente, visando a ampliar a compreensão sobre a necessidade de os meios de comunicação atuarem voltados para o respeito à dignidade humana, e no caso que nos propomos a destacar”, conclui Márcia, “à das mulheres”.

Além do apoio da Assembléia, o evento conta com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, governo do Estado, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Organização Não-Governamental Themis: Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, do Instituto Porto- Alegrense –Ipa e do Sindiágua. As promotoras contam, também, com a apoio na divulgação do evento, das Universidades Federal do Estado do Rio Grande do Sul –Ufrgs, do Vale do Rio dos Sinos –Unisinos, Luterana do Brasil –Ulbra e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUC/RS, além do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e da Associação Riograndense de Imprensa- ARI.

Programação

A partir das 9h, após a abertura solene pelas presidentas das entidades promotoras e pelas autoridades convidadas será apresentado o vídeo “Em Frente da Lei Têm Um Guarda”, que trata sobre a formação das Promotoras Legais Populares –PLPs pela Themis: Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero. O evento contará, ainda, pela manhã, com a Mesa Redonda “Mulher e e Mídia: Uma Discussão de Imagem e Consumo”, coordenada pelo presidente da Associação Riograndense de Propaganda –ARP, Samir Salimen. Participam da Mesa, o psicólogo, filósofo e professor da PUC/RS, Pedrinho Guareschi, o publicitário,doutor em multimeios pela Unicamp e professor da Unisinos, Édson Gastaldo, a jornalista, filósofa e membro da Articulação de Mulheres Brasileiras, Jacira Melo, de São Paulo, e a publicitária e professora da Ulbra, Eloá Muniz da Silva.

A tarde, a partir das 13h30, o painel “Produção e Recepção da Imagem da Mulher na Mídia”, tem como debatedor o jornalista e coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisas – EPCOM, Daniel Herz, e como painelistas a socióloga Fátima Jordão de São Paulo, membro do Conselho Curador da Fundação Seade/SP e do Conselho de Ética do CONAR, além da jornalista e doutora em comunicação Crhista Berger, e da socióloga e ex-presidente do Conselho Estadual da Mulher, Lícia Perez.

Às 15h30min, o seminário inicia o painel “Ética e Razão Crítica na Representação da Imagem Feminina”, que traz como debatedor o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Carlos de Oliveira Torves, e como painelistas o deputado federal, Marcos Rolim, autor da proposta de criação do Código de Ética para a televisão brasileira, da jornalista e professora da Ufrgs, Maria Helena Weber e da Diretora Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas –Fenaj, Maria José Braga, também presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás e repórter do Jornal “O Popular”.

Após a leitura das propostas aprovadas no seminário, haverá a entrega do Troféu Mulher Cidadã pelo presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, concedido pelo Poder Legislativo às mulheres gaúchas que se destacaram no período de 1998 à 2001, nas áreas da saúde, educação, geração de renda e emprego, direitos humanos e política.
As inscrições para participar do evento poderão ser feitas no local, ou no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, através dos telefones (051) 32886617 ou 32886677 –E-mail [email protected], ou através do fax (051) 32315477 .

03/22/2002


Artigos Relacionados


SIMON E EMILIA DEBATEM VIOLÊNCIA NA MÍDIA

CCJ será palco de debates sobre papel da mídia no combate ao narcotráfico e ao consumo de drogas

Especialistas debatem consumo consciente e sustentável

Comissões debatem sistema pré-pago para consumo de energia elétrica

MULHERES DEBATEM ECOLOGIA

MULHERES DEBATEM ECOLOGIA