Mulheres perseguidas politicamente serão homenageadas nesta terça (15)



A participação das mulheres na defesa dos direitos humanos e na luta contra a ditadura será tema da 13ª Anistia Cultural que o Ministério da Justiça irá realizar nesta terça-feira (15), em Brasília (DF). Durante a atividade, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a 13ª Anistia Cultural irá entregar seis portarias de anistia para mulheres que foram perseguidas politicamente durante a ditadura, em ato de homenagem e reconhecimento público. O evento é promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. 

Na seqüência será realizada sessão especial de julgamentos dos requerimentos de anistias políticas de quatro mulheres que enfrentaram a ditadura militar. Uma turma especialmente composta por nove conselheiras da Comissão de Anistia avaliará cada um dos processos. 

Após os julgamentos haverá uma mesa de debates que tratará da importância da mulher na luta pelos direitos humanos e contra o regime de exceção.

Três mulheres mediarão as discussões: a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, a deputada federal Luiza Erundina e a pedagoga Ana Maria Araújo Freire, viúva do educador Paulo Freire. 

Além do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, participam do evento as ministras-chefe da SDH, Maria do Rosário, e da SPM, Iriny Lopes, a secretária de Estado da Mulher do GDF, Olgamir Amância, e a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputada federal Manuela d’Ávila.

Até dezembro de 2010 foram realizadas 12 anistias culturais lembrando e difundindo momentos e temas relevantes para o processo de redemocratização do Brasil, sendo duas delas dedicadas a homenagens ao Dia da Mulher (2008 e 2009).  

Saiba mais sobre as mulheres que lutaram contra a ditadura e que serão homenageadas ou terão pedidos de anistia analisados  durante a 13ª Anistia Cultural na página do Ministério da Justiça.


Fonte:
Ministério da Justiça

 

14/03/2011 17:06


Artigos Relacionados


Mulheres defensoras dos direitos femininos serão homenageadas

Direitos previdenciários das mulheres serão debatidos nesta terça

Mães de Luziânia serão homenageadas

Mulheres cidadãs são homenageadas pelo Parlamento

Instagram inclui Dilma Rousseff em lista de mulheres homenageadas

Sete classificados serão definidos nesta terça