Multinacionais de tecnologia investem em empresa brasileira
A WebRadar, empresa brasileira de Big Data e Operational Intelligence aplicada aos segmentos de Telecom, Transporte e Energia, acaba de anunciar o investimento de duas grandes multinacionais de tecnologia. Inédito na América Latina, o investimento da Citrix, empresa de software americana, é resultado da aposta da companhia na tecnologia de Big Data como complemento ao portfólio da Citrix.
Além disso, a WebRadar conta com a segunda rodada de investimento da Intel Capital, braço de investimentos da Intel. Ambas operações demonstram o interesse por este segmento de mercado e seu potencial de crescimento, garantindo recursos financeiros necessários para esta fase do plano de crescimento da WebRadar, além de atestar o passo certeiro dado pela empresa no início do ano, quando a WebRadar foi escolhida pela Intel Capital para receber o primeiro investimento.
Este anúncio acontece há menos de um mês após a WebRadar divulgar a aquisição da Brasil Telematics, empresa brasileira que atua no mercado de transportes, com soluções de software para medição, monitoramento e gerenciamento de frotas.
A WebRadar foi a vencedora da região Sudeste do Prêmio Finep de Inovação 2013, o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação e que oferece uma radiografia do processo de inovação do País.
A empresa oferece soluções para análise inteligente de dados baseadas em tecnologias inovadoras de software que utilizam algoritmos avançados de Geo-Localização, Data Mining e Redes Neurais, proporcionando maior eficiência operacional, melhoria da qualidade dos serviços prestados e agilidade na tomada de decisões operacionais e de negócios. Fundada em 2008, a empresa já possui clientes em mais de 10 países e 60% de sua receita atual é gerada por exportações. O investimento da Citrix e Intel Capital, como acionistas minoritários e sem participação direta na administração da empresa, visa acelerar o processo de internacionalização da WebRadar e o intercâmbio de conhecimentos na área de Pesquisa & Desenvolvimento.
“A Citrix, com sua rede mundial de contatos no mundo da tecnologia, mostrou-se parceira ideal para a WebRadar nesse momento em que buscamos levar tecnologia inovadora para América do Norte, Europa e Ásia”, afirma Adriano da Rocha Lima, CEO da WebRadar. “Já a Intel Capital, possui um extenso histórico de atuação no mercado de tecnologia e proporcionará uma experiência diferenciada, além de agregar valor a nossa oferta e aos nossos negócios”, afirma o executivo.
A WebRadar atua nos segmentos de Telecom, Energia e Transportes, atendendo grandes clientes como Nokia, NII, Nextel, Telefônica, Oi, Schlumberger e Luft Transportes. Atualmente, as soluções da companhia monitoram mais de 500 mil ativos de seus clientes, coletando e processando mais de 800 milhões de novas informações por hora em seus servidores. As soluções da WebRadar coletam eletronicamente um enorme volume de dados gerados por redes celulares, por redes elétricas inteligentes (Smart Grid) e por grandes frotas de veículos. As informações são processadas por meio de algoritmos de inteligência operacional proprietários e entregues para as empresas em formatos amigáveis para que possam ser utilizadas rapidamente de de forma prática e eficiente na tomadas de decisões das empresas .
As soluções de Big Data e Inteligência Operacional da WebRadar são utilizadas para aplicações como: gestão da experiência de clientes (CEM), Configuração Automática de Redes Celulares 2G, 3G e 4G (SON - Self-Organized Networks), gerenciamento de performance e otimização de redes celulares e de banda larga móvel, gestão de redes elétricas inteligentes (Smart Grid) e gestão avançada de frota de veículos baseada em telemetria, entre outros.
"O mercado de Big Data e Inteligência Operacional é um dos setores com maior potencial de crescimento dentro da indústria de tecnologia e Webradar é uma empresa que tem, consistentemente, entregue inovação comprovada neste mercado emergente, bem como um alto nível de satisfação do cliente", disse Michael Cristinziano, Vice-Presidente de Desenvolvimento Estratégico da Citrix.
Fonte:
Financiadora de Estudos e Projetos
01/11/2013 17:02
Artigos Relacionados
Multinacionais consideram mão-de-obra brasileira bem qualificada, mas escassa
Universidade Federal Fluminense e empresa alemã investem em energia solar e eólica
Pequenas empresas de Santa Catarina investem em Ciência e Tecnologia
Montadoras alemãs investem R$ 1,5 bi na economia brasileira
Empresa de tecnologia ingressa no Bovespa Mais
Empresa coreana quer investir em tecnologia 4G no Brasil