Município de Carlos Barbosa (RS) pode ser declarado capital nacional do futsal



O município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, pode ser declarado oficialmente a Capital Nacional do Futsal. Projeto com esse objetivo foi apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). O texto está pronto para entrar na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde tramita em decisão terminativa.

Ana Amélia lembra, em sua proposta, que o município é a sede do clube de futsal mais bem-sucedido do país, com inúmeros títulos nacionais e internacionais, e é referência mundial do esporte. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), fundada em 1976, ficou conhecida mundialmente ao se tornar bicampeã do Mundial de Clubes de Futsal da Fifa.

"As conquistas elevam a autoestima da população da cidade com base nesse esporte. O trabalho de preparação de jovens atletas representa uma das maneiras como o município promoveu a inserção social, com inclusão de jovens, desde cedo, nas atividades esportivas", descreve a senadora.

Ana Amélia listou os títulos conquistados pela associação, que forma grandes jogadores. Dentre os títulos, o tetracampeonato da Liga Nacional, os tricampeonatos da Copa América e da Copa Libertadores da América, e o octocampeonato gaúcho.



15/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercado Público de Itaqui pode ser declarado Patrimônio Cultural

Taubaté pode se tornar capital nacional da literatura infantil

Historiador Antonio Barbosa diz que a democracia não se esgota nos partidos e que ação política começa e termina no município

Casa de Rui Barbosa comemora Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Município de São Carlos terá 1.792 moradias populares

Surpreenda-se em Rosana: o município paulista mais distante da capital