Municípios de Alagoas vão receber retroescavadeiras do PAC 2



Na próxima quarta-feira (21), 31 municípios alagoanos irão receber retroescavadeiras, entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Conheça projetos e obras do PAC no Portal Brasil

As máquinas serão usadas na recuperação e manutenção de estradas vicinais. A cerimônia de doação será realizada às 10h, em Maceió, e contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial do ministério, Jerônimo Rodrigues.

Os agricultores familiares alagoanos também serão beneficiados, pois com a melhoria das estradas vicinais, o MDA colabora na redução dos custos de produção e do valor final dos alimentos para a comercialização. “Os municípios gastam muito com o aluguel dessas máquinas. Além de serem utilizadas para abrir e recuperar estradas vicinais, por onde escoa a produção da agricultura familiar, elas serão úteis para a construção de açudes e barragens, neste momento em que enfrentamos problemas de falta de água por causa da seca”, explica o delegado federal do ministério em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire. 

Para operar as retroescavadeiras, 62 operadores de máquinas dos 31 municípios contemplados participaram de um treinamento, que durou dez horas e contou com aulas práticas e teóricas.

 

Escoamento

Conhecido pelas belezas naturais, Maragogi, a 125 quilômetros de Maceió, também irá receber uma retroescavadeira. Segundo o prefeito Marcos Madeira, depois do turismo, é a agricultura familiar o principal setor da economia do município. “Essa máquina será muito importante para melhorar a qualidade de vida e de acesso das mais de duas mil famílias de produtores, que, proporcionalmente, é o que mais tem assentamentos de reforma agrária do País”, afirmou ele.

Cícero Ricardo da Silva, presidente o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Mundaú - outro município contemplado - ressaltou a importância da retroescavadeira para o escoamento dos produtos agrícolas.

A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

Desde dezembro de 2011, quando foi iniciada a entrega de máquinas por meio do PAC 2, o ministério já entregou 185 retroescavadeiras nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina, beneficiando 197 municípios.

A meta é doar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de até 50 mil habitantes, com investimento total de R$ 211,8 milhões.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



19/03/2012 20:22


Artigos Relacionados


Municípios de Minas Gerais vão receber retroescavadeiras

Municípios de Goiás recebem retroescavadeiras

Municípios goianos recebem retroescavadeiras do PAC 2

Municípios de Tocantins recebem retroescavadeiras

Municípios do Piauí recebem retroescavadeiras do PAC 2

Cerca de 500 municípios do País receberão retroescavadeiras