Municípios já podem se inscrever em programa de saúde e educação para escolas



Municípios têm até o dia 30 de junho para se inscrever no Programa Saúde na Escola, que oferece políticas de saúde e educação para crianças e adolescentes

 

Os responsáveis pelos municípios que têm interesse em aderir ao Programa Saúde na Escola (PSE) terão até o dia 30 de junho para se inscrever. O processo de adesão está aberto e pode ser feito no Portal do Gestor, no qual está disponível a listagem das escolas com informações importantes ao planejamento. Também pode ser encontrado, em Materiais de Apoio , o passo a passo PSE/2013 e o Manual para Planejamento da Adesão do Programa. Todos os municípios estão aptos a aderir.

As ações do PSE são realizadas durante o ano letivo, mas para os alunos receberem os benefícios é necessário que a escola faça a adesão. O projeto oferece atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações que estimulam a promoção da saúde e prevenção de doenças. A iniciativa está entre as ações que compõem o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, o Juventude Viva

No programa, os estudantes aprendem como escovar os dentes de forma correta, fazem exames para saber se precisam usar óculos e checam outros problemas como obesidade ou pressão alta. O trabalho é feito entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os professores das escolas.

A partir deste ano, com a participação do Programa Brasil Carinhoso, estudantes de creches e pré-escolas também vão passar pela triagem da saúde. Após as avaliações feitas durante as semanas, os profissionais de saúde fazem acompanhamento das crianças durante todo o ano letivo.

Durante a Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, cerca de 14 milhões de estudantes foram atendidos pelo PSE. No ano passado a iniciativa atendeu 7 milhões de estudantes, de 1.433 municípios, em 16,7 mil escolas.O governo pretende investir na assistência R$ 10 milhões, incrementando em 140% o gasto do ano passado, quando foram direcionados para a ação R$ 4,1 milhões.

 

Programa Saúde na Escola