Municípios podem se inscrever em programa para farmácias do SUS até esta sexta (13)



Programa vai fortalecer serviços farmacêuticos da rede pública em 453 cidades prioritárias do Plano Brasil Sem Miséria


Municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria, com até 100 mil habitantes, têm até esta sexta-feira (13) para se inscrever no Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), que vai investir R$ 17 milhões na aquisição de mobiliários e equipamentos para centrais farmacêuticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão 453 municípios beneficiados. Saiba aqui quais são os municípios prioritários do Brasil Sem Miséria. 


O Qualifar-SUS, lançado em junho deste ano, tem como objetivo melhorar o acesso dos cidadãos a medicamentos no País, por meio de uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada na rede pública de saúde. Um dos eixos do programa, para o qual estão abertas as inscrições, vai investir na estrutura física das farmácias, além de recursos humanos.

“Fortalecer os serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde vai impactar diretamente na melhoria da qualidade da saúde da população brasileira”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

O processo de habilitação dos municípios será feito em três fases. Depois de feita a inscrição, pelas prefeituras, serão selecionadas, prioritariamente, as cidades que já aderiram ao Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus).

A habilitação dos municípios será feita com publicação de portaria do Ministério da Saúde e depois de assinatura de termo de adesão. A expectativa do Ministério da Saúde para os próximos anos é ampliar a medida para atingir a totalidade dos municípios listados do Plano Brasil Sem Miséria, além de apoiar os serviços farmacêuticos nas gestões estaduais.

A inscrição deve ser feita pelo site

O Programa

A proposta do Qualifar-SUS é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Para que a proposta seja eficaz, o programa será executado em quatro eixos – cuidado, educação, estrutura e informação – incluindo ações que visem o aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotadas pelas gestões locais na assistência farmacêutica.

 

 

Leia mais:

O medicamento é a principal causa de intoxicação humana desde 1994 no Brasil. Saiba como prevenir

Saúde investe em novas Unidades Básicas

Saúde anuncia preferência para equipamentos nacionais em compras públicas

Saúde repassa R$ 28,2 milhões para Unidades de Pronto Atendimento e Samu

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 

 

13/07/2012 11:29


Artigos Relacionados


Professores podem se inscrever para bolsa nos Estados Unidos até esta sexta-feira

Municípios já podem se inscrever em programa de saúde e educação para escolas

Municípios devem aderir ao programa de implantação de farmácias até esta quinta (27)

Classificados no programa Escola da Família devem se inscrever até esta sexta

Servidores podem se inscrever até sexta (11) em curso para operar retroescavadeiras

Estudantes podem se inscrever até sexta-feira para Ensino Médio da rede estadual