Municípios maranhenses receberão assistência técnica e extensão rural



O total de 5.400 famílias de agricultores em situação de extrema pobreza em municípios do Maranhão vão receber assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio do programa Brasil Sem Miséria.

Serão beneficiadas famílias do Território Campos e Lagos, nos municípios de Arari, Cajari, Matinha, Penalva, Viana, Vitória do Mearim, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, São Bento, São João Batista e São Vicente de Férrer.

A entidade executora será a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), cujo projeto foi aprovado em seleção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Serão investidos R$ 10.635.876,76, com o envolvimento de 87 profissionais, sendo 81 técnicos e seis coordenadores. Os serviços de Ater devem contemplar o planejamento, execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.

A Agerp já executa um projeto de assistência técnica na região do Baixo Parnaíba, com atendimento a 4.100 agricultores.

Brasil Sem Miséria

O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil.

Por meio dessa e de outras iniciativas, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades pela equipe técnica, que será treinada para esse fim.

Por meio da Ater, serão beneficiadas em todo o território nacional, um total de 93 mil famílias de agricultores. Outro item referendado no projeto macro do MDA é que mulheres e jovens devem ser considerados beneficiários ativos e iguais receptores de todas as orientações.

 

Leia mais:

Brasil está entre os países que mais apoiam agricultura familiar na América Latina

Amapá terá R$ 37 milhões para investimentos em agricultura familiar

Agricultores do DF recebem apoio para produção rural

Assistência técnica vai beneficiar 289 cooperativas de agricultores familiares

 

Fonte:
Brasil Sem Miséria



09/10/2012 16:05


Artigos Relacionados


Agricultores familiares de Rondônia receberão assistência técnica e extensão rural

Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural atendem 25 mil famílias

Reuniões no Pará discutem assistência técnica e extensão rural

Projeto capacita agentes de assistência técnica e extensão rural

Senado debate futuro da assistência técnica e extensão rural

Programa e política de assistência técnica e extensão rural viram lei