Museus emblemáticos da história do Brasil recebem patrocínio
Dois museus emblemáticos para a história do Brasil receberam a ministra Marta Suplicy e o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, nesta quarta-feira (2). Os museus Mariano Procópio, em Juiz de Fora, e Imperial, em Petrópolis, juntamente com outras 10 instituições receberão aporte da Petrobras, por meio de um acordo da estatal com o Ministério da Cultura.
Vinte milhões de reais vão ser investidos em 12 museus brasileiros até 2014. Os recursos são provenientes de uma parceria entre a Petrobrás e o Ministério da Cultura e serão utilizados em requalificação, implantação de audioguias e material de divulgação trilíngue nos equipamentos culturais. O patrocínio faz parte da ação cultural do MinC para a Copa do Mundo e os recursos se destinam a cidades-sede e adjacentes.
Dos 12 museus, cinco ficam no Rio de Janeiro, sendo dois em Petrópolis: o Museu Imperial, o mais visitado do País, que irá receber R$ 5 milhões, e o Palácio Rio Negro, antiga residência oficial dos presidentes da República, com R$ 2 milhões.
O Museu de Arte Sacra, em Paraty, vai receber R$ 700 mil. Na capital, passarão por requalificação e revitalização o Museu Chácara do Céu (R$ 2 milhões) e o Museu da República (R$ 1 milhão), conhecido como Palácio do Catete.
Juiz de Fora (MG), entre duas cidades-sede, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, terá o Museu Mariano Procópio revitalizado, com repasse de R$ 2 milhões. Já em São Paulo será criado um site de busca, o "Portal dos Museus", em conjunto com a Brasiliana Digital/USP, projeto patrocinado pela Petrobras. Também na capital paulista, o Museu Lasar Segall passará por requalificação.
No Nordeste, quatro projetos foram contemplados. Em Pernambuco, serão revitalizados o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, e o Museu da Cidade do Recife. Em Natal (RN), integra a lista o projeto de requalificação da Pinacoteca do Palácio da Cultura no Palácio Potengi. E a Bahia receberá recursos para a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.
A iniciativa contempla diretrizes de patrocínio cultural da Petrobras ao apoiar o resgate, a recuperação e a organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, assim como a ampliação do acesso público aos bens culturais.
Fonte:
03/10/2013 12:56
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