Patrocínio ressalta gente e história ao falar do Rio São Francisco
- Quando da Independência, momento-chave para a estruturação do projeto nacional que daria sentido ao Estado recém-instaurado, foi ao velho rio que se recorreu para, a partir dele, construir-se a imagem que convinha ao país - a da integração, essencial para a manutenção da integridade territorial de um país-continente, sobretudo em face da experiência desintegradora da América espanhola - explicou.
Patrocínio lembrou que a identificação do São Francisco como o "rio da unidade nacional", foi o maior emblema do esforço empreendido para a manutenção do espaço territorial conquistado no período colonial.
Os últimos cinco séculos, afirmou o senador, atestam a força do Rio São Francisco na história do Brasil. No período de colonização, lembrou, o rio norteou a expansão territorial, conduzindo desbravadores; no Império, simbolizou o grande objetivo nacional de, conquistada a independência, garantir a unidade territorial do país; no século 20, viu serem exaustivamente utilizadas suas potencialidades para a irrigação e para a produção de energia elétrica.
O senador também alertou para os riscos que o São Francisco está correndo, que vão da degradação ambiental a partir da destruição das matas ciliares ao uso irracional de suas águas. Segundo ele, a "agonia do São Francisco" tem determinado a redução do volume de água e trazido prejuízos à pesca, sustento de muitos brasileiros.
- Por tudo isso, mais do que homenageado, o Rio São Francisco necessita ser salvo. Está em nossas mãos, nas mãos de todos nós, o desafio de agir no sentido de preservá-lo - concluiu.
02/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ARRUDA: FALAR DA MAÇONARIA É FALAR DA HISTÓRIA DO BRASIL
JADER: "FRANCISCO LOPES NÃO QUER FALAR A VERDADE"
Patrocínio ressalta importância do programa Investe Tocantins
Mozarildo ressalta papel do Senado na história política
Ana Amélia ressalta importância de Ulysses na história do país
Museus emblemáticos da história do Brasil recebem patrocínio