MÚSICA CLASSICA E DOCUMENTÁRIO SOBRE CAPANEMA SÃO ATRAÇÕES NA TV SENADO



Estréia neste fim de semana na TV Senado o programa Quem Tem Medo da Música Clássica?, apresentado pelo senador Artur da Távola (PSDB-RJ). O programa tem um formato que favorece o conhecimento das obras, dos autores, da condução das orquestras, da história da música, das características e da evolução dos instrumentos, dos conceitos musicais mais importantes e da relação da música com as demais artes. O programa vai ao ar sábado, às 10h, e domingo, às 18h.
Outra estréia deste final de semana é o especial produzido pela TV Senado sobre a vida e a obra de Gustavo Capanema. O documentário, que conta com a participação de Oscar Nimeyer, Francisco Wefort e Villas-Boas Correia, entre outros, é uma homenagem ao centenário do político mineiro, que foi ministro da Educação e Saúde de Getúlio Vargas, e se destacou por incentivar a cultura e as artes, principalmente o movimento modernista brasileiro. O programa será exibido sábado e domingo, às 14h30 e 22h30.
A atração do Theatro Arthur Azevedo, em São Luiz no Maranhão, é o espetáculo de mímica e dança Capivara, da coreógrafa e dançarina Lina do Carmo. O show será exibido sábado e domingo, às 21h30.
Também sábado e domingo, a TV Senado exibe o filme Panorama do cinema brasileiro, do diretor Jurandyr Passos Noronha, feito em 1968. O filme faz uma retrospectiva do cinema brasileiro na fase muda (Alma do Brasil e Fragmento da vida, entre outros), fase sonora (Bonequinha de seda, Rio 40º e o Homen do Sputinik, entre outros) e do Cinema Novo (Assalto ao trem pagador, Os cafajestes, Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e O pagador de promessas, entre outros). O filme vai ao ar na sexta-feira e no sábado, à meia-noite.
O programa Revista Brasília deste fim de semana apresenta entrevista com o pioneiro e comunicador Mário Garófalo, que tem 40 anos de Brasília e uma vida inteira dedicada ao rádio. O programa conta ainda a história da construção do Catetinho, primeira sede do governo federal em Brasília, que ficou pronto em dez dias e recebeu o nome em homenagem ao Palácio do Catete, antiga sede do governo central, no Rio de Janeiro. O projeto foi do arquiteto Oscar Niemeyer. O programa traz ainda uma entrevista com o músico Reco do Bandolim, sobre o Clube do Choro, inaugurado em 1977. O Clube, que traz para Brasília os maiores nomes do gênero, mantém ainda uma escola única no país, transformando a cidade na capital brasileira do chorinho. O Revista Brasília vai ao ar sábado às 17h, e domingo às 17 e à meia-noite.
A TV Senado exibe também uma entrevista especial do jornalista Fernando César Mesquita com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. Eles conversam sobre a reforma no Judiciário. A entrevista vai ao ar no sábado e no domingo, às 11h e às 23h.
Ainda na programação da TV Senado, uma entrevista especial do jornalista Beto Almeida com a filha do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, Aleida Guevara. A médica pediatra fala sobre o pensamento político de Che Guevara na atualidade e do momento atual de Cuba. A entrevista será exibida no sábado e no domingo, às 13h30.
Durante toda a programação a TV Senado apresenta, ainda, o Jornal do Senado, e entrevistas e debates com os senadores.

10/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MÚSICA CLASSICA ABRE FIM DE SEMANA NA TV SENADO

CHORO E MÚSICA CLÁSSICA, NA RÁDIO SENADO

TV SENADO ESTRÉIA "QUEM TEM MEDO DA MÚSICA CLÁSSICA?"

TV SENADO ESTRÉIA "QUEM TEM MEDO DA MÚSICA CLÁSSICA?"

JAZZ, MPB, MÚSICA CLÁSSICA E LITERATURA NA RÁDIO SENADO

Programa de música clássica ganha novos horários na TV Senado