Mutirão leva benfeitorias à população de Anapu, no Pará



O município de Anapu, no Pará, recebeu no ultimo final de semana o Mutirão Xingu. O objetivo foi fazer com que a população local acertasse pendências com o governo e também a falta de documentação pessoal. A maioria dos 4 mil atendimentos realizados era de pessoas em busca de certidão de nascimento, carteira de trabalho e de identidade.

O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Henrique Cabral, disse que o número ultrapassou os 10% de atendimentos previstos. Ele avalia que a busca por documentos "reforça a necessidade de realização permanente desses serviços gratuitos por parte do governo" e informa que isso "está sendo articulado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República com a Prefeitura e deverá contar com a colaboração do governo estadual", afirmou.

Atualmente o município paraense tem 20 mil habitantes e faz parte do projeto que busca melhorar as políticas públicas e cidadania que tornem a região do entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte economicamente viável. O município é basicamente rural e, por isso, boa parte da demanda dos atendimentos era relacionada à regularização fundiária e ambiental.

Para contemplar a expectativa da população que buscou também esclarecimentos sobre regularização fundiária e ambiental, os agentes governamentais envolvidos no programa realizaram uma reunião com as lideranças dos projetos de assentamento do município.

Outro destaque do mutirão foi o Seminário de Integração de Políticas Públicas. Nesse evento os representantes dos vários órgãos do governo apresentaram os meios necessários para implantar e fortalecer instrumentos de política pública, como por exemplo, a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o Cadastro Ambiental Rural, da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o crédito rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esses programas são instrumentos à disposição dos produtores rurais, sobretudo aqueles ligados à agricultura familiar, porém, todos eles têm dificuldades para acessá-los.

Os próximos mutirões estão previstos para acontecerem em municípios situados à margem do rio Xingu. Esses municípios apresentam demandas mais ligadas às necessidades das populações tradicionais, ribeirinhas e pescadores.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



13/09/2011 14:27


Artigos Relacionados


Defensoria Pública faz mutirão para atender população de baixa renda

"Meu Prato Saudável" faz mutirão para medir taxa de gordura da população

União doa terrenos para benfeitorias sociais no RS

Senado vota regulamentação para benfeitorias em desapropriações

José Nery alerta para nova onda de violência em Anapu (PA)

Mutirão itinerante garante direitos sociais à população de Itaueira (PI)