Mutirões chegam a mais 13 municípios nordestinos
Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte são os três estados do Nordeste que, até o dia 20 deste mês, vão receber mutirões do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR). O programa, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outros órgãos públicos, leva cidadania e inclusão social a milhões de trabalhadoras rurais em todo o Brasil.
Durante os mutirões, as agricultoras e, também, os agricultores familiares têm direito à emissão gratuita de documentos, o que possibilita a esses trabalhadores o acesso a políticas públicas do Governo Federal, como a obtenção de linhas de crédito para financiamento da produção.
Desta vez, serão 13 municípios atendidos nos três estados: Santa Cecília, Natuba, Itatuba, Umbuzeiro, Cuitegi, Alagoinha, Belém, Tacima e Lagradouro, todos na Paraíba; Petrolândia (dias 4 e 5) e Jatobá (6), em Pernambuco; e João Câmara (dias 4 a 6) e Ceará-Mirim (dias 9 a 11), no Rio Grande do Norte.
Importância
“Os documentos civis e trabalhistas são fornecidos gratuitamente às trabalhadoras rurais e são de importância extrema para as agricultoras do Nordeste, que é a região do País que concentra o maior número de mulheres que trabalham no campo”, destaca a diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora.
Os mutirões do MDA/Incra ainda contam com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (emissão da carteira de trabalho), Instituto de Identificação do Governo do Estado (emissão de RG), INSS (atendimento previdenciário – Programa de Educação Previdenciária – PEP) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do CadÚnico (Emissão do Bolsa Família).
Fonte:
Ministério de Desenvolvimento Agrário
05/12/2013 09:00
Artigos Relacionados
Municípios nordestinos recebem mutirões de documentação
Mais seis municípios recebem mutirões de documentação
Mais de 80 municípios receberam mutirões de documentação em dezembro
Mutirões de documentação chegam a comunidades de Roraima
Mutirões de documentação chegam à Região Norte
Etecs chegam a mais 31 municípios do Estado