Nabor Júnior lamenta morte do sertanista Orlando Villas Bôas



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) lamentou nesta sexta-feira (13), em Plenário, a morte do sertanista Orlando Villas Bôas, ocorrida na última quinta-feira (dia 12), em São Paulo, após um longo período de enfermidade. O sepultamento do sertanista, lembrou o senador, deverá acontecer nesta sexta, às 14 horas, na capital paulista.

Segundo Nabor Júnior, o sertanista Orlando Villas Bôas foi figura de destaque nacional e internacional nos últimos 30 anos, firmando-se como um dos maiores defensores da causa indígena no Brasil.

Orlando Villas Bôas iniciou sua vida profissional ao lado do marechal Cândido Rondon, tendo lutado ao lado do marechal pela instituição do Parque Nacional do Xingu, destinado à preservação dos povos e da cultura indígena.

Mundialmente conhecido e sempre convidado para dar palestras em diversos países sobre o índio brasileiro, Orlando Villas Boas falava várias línguas e dialetos indígenas, dedicando toda sua vida à defesa daqueles povos. Fez da sua profissão -um verdadeiro sacerdócio- e teve, segundo Nabor Júnior, uma morte prematura em razão das muitas doenças que contraiu, por ter optado por viver na mata. -Só a malária, ele a contraiu por mais de 200 vezes- - lembra o senador.

Nabor Júnior fez referência ainda, no seu pronunciamento, ao acidente sofrido também nesta última quinta-feira (12), pelo ministro e jurista Evandro Lins e Silva, que se projetou no país não só pelo seu conhecimento jurídico, mas também pela intransigente defesa dos direitos humanos.

Nabor fez votos de uma pronta recuperação do jurista, que se encontra internado, após levar uma queda na descida de uma escada, no aeroporto Santos Dumont, no Rio, quando sofreu traumatismo craniano. Evandro Lins e Silva, que está com 90 anos de idade, tinha acabado de retornar de Brasília, onde participou de uma solenidade no Palácio do Planalto.




13/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel homenageia Villas-Boas Corrêa e lamenta morte da fundadora dos Focolares

Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Orlando Villas Bôas

DRÁUZIO VARELA ENTREVISTA ORLANDO VILLAS-BÔAS PARA A TV SENADO

Cultura: Exposição com fotos e objetos pessoais de Orlando Villas Boas está em cartaz no Memorial

Cultura: Exposição com fotos e objetos pessoais de Orlando Villas Boas está em cartaz no Memorial

Cultura: Exposição com fotos e objetos pessoais de Orlando Villas Boas está em cartaz no Memorial