NABOR JÚNIOR: PLENÁRIO AINDA NÃO VOTOU FIM DO SEGUNDO TURNO



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) lamentou hoje (dia 15), em discurso, que a imprensa às vezes noticia um projeto aprovado apenas por comissões como se ele tivesse recebido votação em plenário. Ele citou que, nos últimos dias, a imprensa deu como aprovados pelo plenário a proposta de emenda constitucional que acaba com o segundo turno nas eleições e o projeto que poderia amenizar a pena para quem comete crime hediondo.

Nabor Júnior manifestou-se contra o fim do segundo turno das eleições para presidente, governadores e prefeitos de grande cidades, lembrando que até agora foram realizadas apenas dois pleitos pelo novo sistema. O senador frisou ainda que o projeto que regula as eleições para o ano que vem, a ser apreciado amanhã (dia 16) pelo plenário, teve o parecer do relator aprovado por maioria de apenas um voto na CCJ e, assim, não se pode dizer que o plenário irá homologar a proposta contido no relatório da Comissão.

Em aparte, o senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) assinalou que a proposta de lei eleitoral contém pontos polêmicos, como a possibilidade de os atuais governadores candidatos à reeleição convocarem cadeias de rádio e televisão, opção vetada aos seus adversários. Para Cafeteira, o projeto de lei eleitoral facilita a reeleição e "tem características de prorrogação de mandato".

Já o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que disse estar estudando "com muita cautela" a proposta de fim do segundo turno, observou que a matéria poderá ser alterada em plenário. Ele também lamentouque o projeto sobre crimes hediondos esteja sendo tratado pela imprensa como tendo recebido aprovação final dos senadores.



15/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM ACHA QUE PFL AINDA VENCE SEGUNDO TURNO

Mesquita Júnior acredita que eleições no Acre vão ao segundo turno

Horário eleitoral de segundo turno deve começar ainda nesta semana

Plenário vota PEC das Domésticas em segundo turno

Votações em Plenário só após segundo turno das eleições

Plenário da Câmara aprova PEC do Voto Aberto em segundo turno