"Não houve acordão na decisão de arquivar a representação contra mim", diz Arthur Virgílio



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), declarou em Plenário que não houve "acordão" entre base do governo e oposição na decisão, anunciada nesta quarta-feira (12), de arquivar a representação contra ele apresentada pelo PMDB ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

- Quer dizer que, se eu sou denunciado injustamente, e levando-se em conta que Sarney foi liberado das acusações, eu viro herói; mas, se não o sou, então há acordão? - protestou ele.

Arthur Virgílio disse ainda que "a hipótese do acordão rebaixa quem o formula". Ele ressaltou que nunca deixou de confiar no conjunto dos membros do Conselho de Ética e que em nenhum momento colocou em dúvida a postura do presidente desse colegiado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ).

- E eu jamais deixaria de confiar no bom senso do Plenário desta Casa - acrescentou.

Segundo o líder do PSDB, Paulo Duque, ao decidir pelo arquivamento, "houve por bem fazer aquilo que a lógica e o bom senso ordenavam". Arthur Virgílio reiterou que a representação do PMDB foi "uma manobra artificial (...) que nasceu da revanche e não foi motivada pela indignação, mas pelo cálculo". Além disso, destacou ele, "seria um tanto quanto estranho abrir um processo contra mim após a recusa das 11 representações contra Sarney, que eram densas e bem formuladas".

- Recebi com tranquilidade a decisão. Foi feita justiça. Retiraram o bode da sala - frisou.

Arthur Virgílio também disse que "há uma certa força que não quer permitir a transição desta Casa para os tempos que ela vai viver".

- Se tivéssemos vencido nós as eleições [para a presidência do Senado], faríamos, sob a liderança de Tião Viana, alguma mudança. Não toda a mudança, porque haveria limitações e injunções, mas alguma mudança - declarou ele.

O líder do PSDB recebeu o apoio, por meio de apartes, dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Lobão Filho (PMDB-MA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSOL vai recorrer da decisão da Mesa de arquivar representação contra Gim Argello

Arthur Virgílio garante que não há "acordão" para CPI dos cartões

Representação contra Arthur Virgílio é arquivada por 15 votos a zero

Representação contra Arthur Virgílio também é arquivada

Renan lê representação do PMDB contra Arthur Virgílio

PMDB protocola representação contra Arthur Virgílio