Nasce a Universidade da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila) foi sancionado nesta terça-feira (12). A instituição, com sede na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná), estará localizada estrategicamente na tríplice fronteira da Argentina, Brasil e Paraguai.
A Unila funcionará inicialmente dentro da Hidrelétrica de Itaipu. Seu futuro campus tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e será construído em uma área de 38,9 hectares, doada pela Itaipu.
A proposta acadêmica é inovadora, com aulas em português e espanhol. A missão da universidade é formar pesquisadores e profissionais nas áreas das Ciências, Engenharias, Humanidades, Letras, Artes, Ciências Sociais e Aplicadas, visando a articulação entre graduação, pós-graduação e linhas de pesquisa.
O objetivo dos cursos é apoiar o desenvolvimento sustentável e promover a integração da América Latina. A Unila terá 50% de professores e alunos brasileiros. Os demais serão de outros países. No corpo docente, serão 250 professores efetivos e 250 visitantes. A meta é contar com dez mil alunos em cinco anos. Mais informações no site: www.unila.ufpr.br.
Em Questão edição nº 963 – 14/01/2010
05/08/2010 03:47
Artigos Relacionados
Universidade da Integração Latino-Americana prorroga inscrições até o dia 13
Senadores aprovam Universidade da Integração Latino-Americana
Obras da Universidade da Integração Latino-Americana começam em julho
Universidade da Integração Latino-Americana encerra inscrições no domingo (13)
Universidade da Integração Latino-Americana divulga lista de aprovados
Senado aprova criação da Universidade da Integração Latino-Americana