Natação brasileira viaja para o primeiro compromisso de 2014



A seleção brasileira de natação, com 25 atletas na delegação, já está a caminho da Austrália para a primeira disputa de 2014. Trata-se da competição BHP Biliton Aquatic Super Series, com a participação da anfitriã Austrália, Japão, África do Sul, China e Brasil.

A equipe brasileira é formada por 17 nadadores e oito nadadoras. No masculino viajaram Alan Vitória, Brandonn Almeida, Felipe Lima, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, João Gomes Junior, Leonardo de Deus, Luiz Altamir Melo, Marcos Macedo, Nicholas Santos, Marcos Ferrari de Oliveira, Matheus Santana, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira, Thiago Pereira e Vinícius Waked.

O time feminino é formado por Bruna Rocha, Carolina Bilich, Daniele Paoli de Jesus, Graciele Herrmann, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Nathalia Almeida e Natalia de Luccas.

A competição acontece nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, na cidade de Perth. Ainda haverá cortes nos congresso técnico, mas por enquanto, os brasileiros inscritos – com exceção dos revezamentos que podem ser revelados a uma hora da prova – em cada prova estão em parênteses.

A seleção brasileira de natação compete com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo-Piva/Governo Federal, Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.

Natação paraolímpica

A natação será um dos esportes em que o Brasil terá mais esperanças de medalhas nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. A modalidade rendeu ao país 14 pódios em Londres-2012, sendo nove ouros. Na história dos jogos, a natação só perde para o atletismo em total de medalhas — 83 contra 109. Para dar continuidade nos impressionantes resultados, a seleção de natação paraolímpica tem uma nova comissão técnica.

No último domingo (19), o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) apresentou os novos responsáveis por comandar a vitoriosa equipe brasileira que tentará manter a tradição de medalhas do país na natação em 2016. Leonardo Tomasello será o técnico-chefe, auxiliado pelo treinador e preparador físico Henrique Oliveira e por Felipe Silva, que ficará responsável pela seleção de jovens. Os três se juntam a Alexandre Vieira e Rui Menslin, que já faziam parte da equipe.

 Aos 29 anos, Tomasello treinou a equipe de natação do Corinthians e do Pinheiros e foi auxiliar de Alberto Pinto, técnico que trabalhou com Cesar Cielo e hoje treina Thiago Pereira. No esporte paraolímpico, Tomasello treinou o nadador André Brasil em 2010, ano em que o atleta conquistou cinco ouros e duas pratas no Mundial de natação de Eindhoven, na Holanda.

O novo treinador e sua equipe já estão comandando a seleção. Eles seguem com o grupo até o próximo sábado (25), em São Caetano do Sul (SP) realizando treinamentos e avaliações.

Fonte:

CBDA

Brasil 2016



21/01/2014 18:32


Artigos Relacionados


Equipe brasileira de natação busca melhor condicionamento para o Parapan de Guadalajara

Seleção brasileira de lutas viaja para torneios internacionais

Natação brasileira deixa a Austrália com medalhas

Equipe brasileira de natação já treina em Londres

Natação brasileira conquista três ouros no Pan-Americano

Natação brasileira já soma 26 pódios nos Jogos Sul-Americanos