Natal intensifica preparação para a Copa do Mundo



A cidade de Natal recebeu, nessa quinta-feira (30), a primeira de uma série de reuniões de trabalho nas 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 para tratar de planos operacionais, considerados essenciais para o êxito do megaevento. Representantes de diferentes áreas do governo federal, do governo do estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Natal e do Comitê Organizador Local (COL) estiveram reunidos durante todo o dia para detalhar ações e discutir de forma conjunta a integração das estratégias.

Na área de mobilidade urbana, por exemplo, a prefeitura de Natal deve reforçar o transporte público, criando linhas especiais e linhas circulares, passando pelos hotéis, local da Fan Fest (Centro de Convenções na Via Costeira) e Arena das Dunas, em especial nos dias de jogo - a cidade receberá quatro partidas durante o Mundial, todas válidas pela primeira fase.

Autoridades e profissionais de áreas como segurança pública, telecomunicações, energia, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, dentre outros, também estão envolvidos no esforço de dotar a cidade de estrutura e serviços adequados para receber os atletas e o grande fluxo de torcedores, turistas e jornalistas que virão acompanhar os jogos do Mundial. O encontro foi considerado positivo pelos participantes como forma de acelerar os preparativos e alinhar as estratégias.

Na coordenação das reuniões, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, destacou a importância do envolvimento entre diferentes níveis e áreas de governo. “A integração desses serviços é condição para o sucesso da realização da Copa”, disse, logo na cerimônia de abertura. Uma nova rodada de reuniões deve ocorrer em Natal até maio.

Pela manhã, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, prestigiaram a abertura do encontro, no auditório da Escola de Governo. "Essas reuniões examinam a execução dos planos operacionais. Tudo aquilo que demandar serviço público (transporte, aeroporto, porto, segurança, saúde, mobilidade) precisa uma união do Governo Federal, do Governo do Estado e da Prefeitura. Em cada um desses serviços predomina a presença de um ente federativo”, afirmou o ministro.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a união de esforços e o empenho do estado e do município conseguiram credenciar o Rio Grande do Norte a participar de qualquer grande evento. “Vencemos a primeira luta que foi trazer a Copa para o Estado e agora conseguimos mais essa vitória (Arena das Dunas), que é a concretização dos nossos esforços. Nós não tiramos dinheiro da saúde, educação ou segurança, nós mostramos para o Brasil o que é uma parceria público-privada pura, que já está nos trazendo emprego, renda e oportunidade, isso é sem dúvidas, o nosso maior legado”, disse a governadora.

Fonte:
Portal da Copa



31/01/2014 11:18


Artigos Relacionados


Subcomissão debaterá preparação de Natal e Belo Horizonte para Copa de 2014

Grupo da AGU acompanha trabalho das câmaras temáticas de preparação para Copa do Mundo

Ginásio em Natal é demolido para construção de estádio da Copa do Mundo 2014

Fifa confirma partida do Brasil em Natal na Copa do Mundo em 2014

Rosalba Ciarlini saúda a escolha de Natal como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014

Ações mostram preparação de SP para Copa 2014