Natureza que gera energia: conheça Ilha Solteira



Da construção de uma Usina Hidrelétrica no rio Paraná no final dos anos de 1960, surgiu a cidade localizada a 661 km da capital do Estado



Da construção de uma Usina Hidrelétrica no rio Paraná no final dos anos de 1960, surgiu a cidade de Ilha Solteira, que fica localizada a 661 km da capital do Estado. Seu nome tem origem porque, a 12 quilômetros de sua localização, há como que um arquipélago fluvial, com cinco ilhas e cujo nome é, justamente Cinco Ilhas. Deu-se, então, que a ilha em questão, por estar sozinha, seria solteira. 

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A cidade possui um potencial hídrico vital para o desenvolvimento da atividade turística, considerando que a Praia Catarina possui infraestrutura de balneário. Na Praia Marina desenvolve-se a prática de esportes náuticos e os rios Paraná e São José dos Dourados são propícios a pesca de espécies como corvina, tucunaré, piau, pacu, tilápia e outros peixes.  

Situada no rio Paraná, a Usina de Ilha Solteira é a maior construída pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo), com 3.444.000 KW de potência final. Compõe com a Usina Hidrelétrica Engº. Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a Usina Hidrelétrica Três Irmãos, um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo com 5.802.700 KW de capacidade instalada final, denominado Complexo Engº Souza Dias.

A partir de 1976, a Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") se instalou no município e influenciou de forma positiva e significativa o desenvolvimento tecnológico de Ilha Solteira, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas científica e tecnológica e pela prestação de serviços técnicos à comunidade.

Atualmente, sendo considerada a 18ª melhor cidade do Brasil, de acordo com seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Ilha Solteira também possui como pontos turísticos a Caixa D'Água, com 34 metros de altura e a Estrela, em que cada ponta simboliza uma das 20 unidades geradoras da usina hidrelétrica, que ficam localizadas na parte central da cidade. 

Como chegar

O acesso a Ilha Solteira a partir da capital se dá de carro pelas rodovias Washington Luiz e Feliciano Salles da Cunha. De ônibus, é possível sair a partir do Terminal Rodoviário da Barra Funda.

Do Portal do Governo do Estado



10/23/2013


Artigos Relacionados


Unesp de Ilha Solteira seleciona professor

Tebet recebe prefeito de Ilha Solteira

Cesp transfere 60 imóveis ao município de Ilha Solteira

Governo inaugura Centro Dia do Idoso em Ilha Solteira

Estado anuncia construção do novo Fórum de Ilha Solteira

Covas entrega viaturas e inaugura ponte em Ilha Solteira