Navio Cruzeiro do Sul atende cinco pesquisas marítimas em 2010
Em 2010, o Navio Hidroceanográfico (NHo) Cruzeiro do Sul atenderá a um total de cinco projetos de pesquisa pelo mar. As primeiras expedições começaram no início de julho e os pesquisadores terão 80 dias disponíveis para realização dos estudos.
O navio foi modernizado e equipado para apoiar estudos nas áreas de hidrografia, oceanografia física, química, biologia e meteorologia. Com 65 metros, o Cruzeiro do Sul foi apresentado à comunidade científica em março de 2009, adquirido por R$ 15 milhões, recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A primeira expedição foi realizada entre Brasil e África, de outubro a dezembro de 2009.
As propostas de pesquisa aprovadas para 2010 pretendem avaliar os fluxos de carbono entre oceano e atmosfera (no Sul e Sudeste), a diversidade biológica associada à elevação do Rio Grande (no Atlântico Sul-Ocidental) e as camadas finas oceânicas (ao largo do Nordeste), além de realizar levantamentos oceanográficos integrados (ao largo do estado do Rio de Janeiro).
No total, oito projetos foram apresentados para este ano, mas apenas cinco foram aprovados. As propostas foram avaliadas por Comitês Científicos e de apoio, composto por representantes do MCT e da Marinha do Brasil. A seleção teve como critério o mérito científico e a viabilidade técnica do trabalho com os equipamentos disponíveis.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
21/09/2010 19:54
Artigos Relacionados
Navio Cruzeiro do Sul permite maior exploração dos recursos do mar
Com posto em Bananal, Acessa SP atende 100% da região de Cruzeiro
Comunidade científica pode realizar pesquisas no Atlântico em navio do MCT
Pesquisa: Navio de pesquisas oceanográficas da USP volta ao mar depois de reforma financiada pela Fa
Embrapa apresenta pesquisas na Expodireto 2010 no Rio Grande do Sul
LUIZ OTÁVIO DEFENDE A EXPLORAÇÃO DAS 200 MILHAS MARÍTIMAS