Navio deve chegar nesta quinta-feira à Líbia para resgatar brasileiros, diz Itamaraty



O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quarta-feira (23) estar confiante de que os esforços para resgatar os brasileiros na Líbia serão bem sucedidos. "Sem dar mais detalhes, eu estou muito confiante de que os nossos esforços para retirar do país aqueles que desejam partir serão bem sucedidos", disse Patriota, após um encontro com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em Washington. 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há entre 500 e 600 brasileiros na Líbia, a maioria é de residentes. Todos estão bem, de acordo com o ministério. Na terça-feira, cinco brasileiros teriam sido retirados do país norte-africano em um avião da Força Aérea portuguesa. E o Itamaraty estaria negociando o resgate, entre quinta e sexta-feira, de 183 brasileiros que estão em Benghazi. 

A retirada será feita por um navio contratado pela construtora Queiroz Galvão. O destino da embarcação deve ser Grécia ou Malta. 

Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores informou que nesta quarta-feira um navio de grande porte partiu do Porto de Pireu (Atenas, Grécia) com destino a Bengazi, onde um grupo de 148 brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades aguardam evacuação. A embarcação, que teria bandeira grega, deve chegar a Benghazi nesta quinta-feira (24). 

O Itamaraty ressaltou que, por intermédio da Embaixada do Brasil na Líbia, e em estreita coordenação com as empresas brasileiras com funcionários na Líbia, “está viabilizando, no menor tempo possível, a evacuação de cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi”.   

O ministério informou ainda que foram obtidas, junto às autoridades líbias, as autorizações necessárias para a aterrissagem, no aeroporto de Trípoli, de cinco voos fretados pelas empresas, para o embarque de seus funcionários.  

A Embaixada do Brasil na Líbia permanece em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país, diz o MRE.

 

Embarcações dos EUA 

Já o porta-voz do Departamento de Estado americano, P.J. Crowley, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos colocaram à disposição de outros países uma embarcação que está retirando trabalhadores americanos da Líbia. 

Hillary afirmou que o governo americano está encorajando todos os americanos a deixar o país no norte da África.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

23/02/2011 21:36


Artigos Relacionados


Navio para resgatar brasileiros chega nesta quinta a Líbia

Navio com restos mortais de 104 vítimas do voo 447 deve chegar nesta quinta-feira à França

Governo negocia com a Itália um navio para retirar brasileiros da Líbia

Itamaraty avança na negociação da retirada de 183 brasileiros da Líbia por mar

Maioria dos brasileiros que queria sair da Líbia já deixou o país, diz Itamaraty

Proposta de reforma tributária do governo deve chegar ao Congresso na quinta-feira