Maioria dos brasileiros que queria sair da Líbia já deixou o país, diz Itamaraty



A maioria dos 600 brasileiros que estava na Líbia já retornou ao Brasil, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O número preciso ainda está sendo levantado, mas o Itamaraty afirmou que os interessados em sair de Trípoli tomaram voos nesta quarta-feira (24) em direção à Europa. 

No entanto, em Benghasi, segunda maior cidade líbia, o navio que transportará brasileiros, portugueses, espanhóis e um tunisiano aguarda para atracar. O navio partiu nesta quarta-feira (23) à tarde da costa da Grécia e chegou na costa líbia no começo da manhã, mas não conseguiu atracar porque há uma fila de embarcações à espera de espaço. O transporte está sob coordenação da empresa Queiroz Galvão e do Itamaraty. A previsão é que o navio parta ainda nesta quinta-feira de volta a Atenas com 148 brasileiros, 48 portugueses, 20 espanhóis e um tunisiano.

Em Atenas, o grupo poderá seguir viagem para os respectivos países. De quarta para quinta-feira, segundo diplomatas, cinco voos com funcionários de construtoras que estavam em Trípoli deixaram o país. As empresas Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Odebrecht mantinham escritórios na capital líbia. A Petrobras disse ter apenas um pequeno grupo de trabalhadores no país árabe.

Apesar do agravamento da situação na Líbia, o Itamaraty informou que não há registros de casos de violência nem agressão contra brasileiros. O clima é mais tenso em Benghasi, devido aos bombardeios mais intensos. Desde o último dia 15, há protestos contra o governo de Muammar Khadafi.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, rechaçou os atos de violência cometidos contra os manifestantes por forças policiais. No entanto, rebateu a possibilidade de sanções à Líbia. Segundo ele, o Brasil é favorável à busca do diálogo e o fim negociado do impasse.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

24/02/2011 20:35


Artigos Relacionados


Itamaraty avança na negociação da retirada de 183 brasileiros da Líbia por mar

Navio deve chegar nesta quinta-feira à Líbia para resgatar brasileiros, diz Itamaraty

Maioria dos brasileiros descarta hipótese de guerra no País nos próximos 20 anos, diz Ipea

Itamaraty prepara nota em que apela pelo fim dos ataques na Líbia em nome da paz

Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados

Brasileiros tentam deixar a Líbia pelo mar