Nelson Jobim falará sobre defesa da América do Sul no Parlamento do Mercosul



O Parlamento do Mercosul vai realizar no dia 16 de setembro, a partir das 9h, sessão especial para ouvir o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a proposta de criação de um sistema de segurança para a América do Sul. A realização da sessão foi aprovada, nesta terça-feira (19), por unanimidade.

O presidente do Parlamento, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), lembrou, em entrevista, que, há alguns meses, quando da assinatura da constituição da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Jobim apresentou a proposta. Segundo Dr. Rosinha, a maioria dos parlamentares dos outros países do Mercosul questionou a sugestão. Por isso, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) propôs um debate com o ministro na Comissão de Assuntos Interiores, Segurança e Defesa do Parlamento do bloco. A partir dessa idéia, surgiu a decisão de o encontro com Jobim ser realizado em Plenário.

Dr. Rosinha disse que um sistema de segurança para a América do Sul significará "dizer aos Estados Unidos que não precisamos da segurança deles, até porque ela é insegura para nós, significaria um desrespeito à soberania do país e uma intervenção na política interna".



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estratégias de defesa e desenvolvimento devem estar ligadas, diz Jobim ao Parlamento do Mercosul

Dr. Rosinha convidará Jobim a expor proposta de Conselho de Defesa ao Parlamento do Mercosul

Nelson Jobim: Posição da Defesa sobre compra de caças sai em 20 dias

Pronunciamento de Jobim sobre Conselho de Defesa da América do Sul deverá ser de uma hora

Ministério da Defesa - Nelson Jobim

Nelson Jobim participa do relançamento da Frente Parlamentar de Defesa Nacional