Nelson Jobim: Posição da Defesa sobre compra de caças sai em 20 dias



Em 20 dias, o Ministério da Defesa encaminhará ao presidente da República sua recomendação acerca da compra de aviões de combate para a Força Aérea Brasileira. Foi o que disse nesta terça-feira (2) o titular da pasta, Nelson Jobim, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O ministro, que foi ao Senado debater o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, respondeu a questionamento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre a decisão do governo a respeito da concorrência internacional para compra dos aviões de combate.

No ano passado, ao debater a compra dos caças, Jobim admitiu aos senadores que existia uma "preferência política" pela francesa Dassault, produtora dos jatos Rafale, como já havia afirmado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy na celebração de 7 de setembro. Mas reiterou que a decisão final dependeria da análise das propostas da própria Dassault, da norte-americana Boeing, que fabrica o F-18, e da sueca Saab, produtora do Gripen NG, avião que chegou a ser recomendado pela Aeronáutica.

- O negócio não está fechado. Há uma opção pela França, basta que ela cumpra a promessa de transferência de tecnologia. Vamos analisar as ofertas e ver o que significa a transferência irrestrita de tecnologia e o preço competitivo anunciados pelos franceses - disse Jobim na ocasião, classificando a competição entre os três produtores como "ótima" para o Brasil.

Em visita ao Brasil, a Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, que estará no Senado nesta quarta-feira (22), adiantou que um dos assuntos a serem tratados com o presidente Lula é a proposta da Boeing para a venda dos aviões de combate.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jobim fala no Senado sobre acordo militar e compra de caças da França

Nelson Jobim reafirma que escolha dos caças da FAB sai neste ano

CRE deve ouvir ministro da Defesa sobre compra de caças

Nelson Jobim falará sobre defesa da América do Sul no Parlamento do Mercosul

Compra de caças só será decidida após novas ofertas, diz Jobim

Nelson Jobim discute a compra de aviões e submarinos pelas Forças Armadas