Neuto de Conto anuncia participação em conferência sobre biocombustíveis



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) anunciou nesta terça-feira (18) sua participação na Conferência Internacional dos Biocombustíveis, que está sendo realizada em São Paulo, durante esta semana. O senador disse que será organizado um debate sobre os desafios e oportunidades dos biocombustíveis e como estes poderão ser o vetor do desenvolvimento econômico sustentável. O encontro reunirá parlamentares e representantes de governos de todo o mundo.

Neuto de Conto disse que levará ao debate informações sobre a matriz energética brasileira, onde o petróleo e seus derivados representam 37,4% do total. Ele adiantou que a biomassa (biodiesel e etanol) representa 31,1%; as hidrelétricas, 14,9%; o gás natural, 9,3%; o carvão, 3%; e o urânio, 1,4%.

O senador rebateu as críticas de que o cultivo da cana-de-açúcar para a produção de álcool estaria invadindo áreas destinadas ao cultivo de alimento. Segundo o senador, 5,5% do território brasileiro, ou o equivalente a 47 milhões de hectares de terra, são utilizados para a produção de cereais, enquanto a cana-de-açúcar utiliza apenas 6,9 milhões de hectares (0,81% do território).

- São números que vamos levar para o debate, pois, desta quantidade, 50% ou 3,5 milhões de hectares são utilizados para a produção de açúcar. Um terço desse açúcar nós consumimos e os outros dois terços são exportados. Isso nos dá potencialidade econômica e social. Esse produto não disputa com as terras que produzem alimentos - afirmou.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto registra realização de conferência internacional sobre turismo em Florianópolis

Neuto de Conto critica manifestações internacionais contra biocombustíveis

Neuto de Conto critica manifestações internacionais contra os biocombustíveis

Neuto de Conto anuncia liberação de recursos para prolongamento da BR-282 até fronteira com Argentina

Neuto de Conto anuncia vinda ao Brasil de representantes do Parlamento Europeu para discutir boicote à carne

Suplicy anuncia participação em conferência sobre pobreza na África do Sul