Neuto de Conto critica manifestações internacionais contra os biocombustíveis



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) afirmou hoje que são "injustificáveis" as manifestações internacionais contra a produção de biocombustíveis - tais manifestações responsabilizam essa produção pela alta nos preços mundiais dos alimentos. O parlamentar declarou que, no Brasil, a agroenergia não compete com a segurança alimentar.

Assim como a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), Neuto de Conto argumenta que o país possui área suficiente para aumentar tanto o cultivo agrícola destinado à produção de alimentos como também aquele destinado à geração de etanol. Ambos participam, neste momento, de debate na Câmara dos Deputados, no qual estão presentes integrantes da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu.

Segundo Neuto de Conto, além das terras que já são utilizadas para a agricultura, o Brasil ainda poderia explorar pelo menos outros 90 milhões de hectares "sem agredir o meio ambiente" - nos quais se incluem áreas de pastagens degradadas. Ele disse ainda que o cultivo de cana-de-açúcar destinado à produção de etanol ocupa apenas 1% do solo do país.



29/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto critica manifestações internacionais contra os biocombustíveis

Neuto de Conto anuncia participação em conferência sobre biocombustíveis

Áudio| Neuto de Conto critica proposta de extinção da CDR

Neuto de Conto destaca potencialidades de SC e critica Lei Kandir

Neuto de Conto critica portaria que dá posse de terra a indígenas de Santa Catarina

Neuto de Conto critica "visão equivocada" de líderes mundiais sobre preços dos alimentos