Neuto de Conto destaca importância da agropecuária e defende exploração de jazidas de fosfato para produção de fertilizantes



Ao discursar nesta quarta-feira (14), o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou a importância da produção agropecuária e defendeu a exploração, no Brasil, de jazidas de fosfato, para produção de fertilizantes. Ele lembrou que a agropecuária é responsável por alimentar a população do país e representa 33% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 34% das exportações nacionais, gerando 37% dos empregos, além de contribuir significativamente para o saldo positivo da balança comercial brasileira.

O senador também disse que o Brasil possui terras disponíveis suficientes para triplicar a atual produção agropecuária nacional, "sem agredir o meio ambiente nem fazer desmatamento".

O rebanho brasileiro, acrescentou, ocupa 177 milhões de hectares de terra, com apenas um animal por hectare. O senador acredita que essa relação pode ser aumentada para três animais por hectare e, assim, triplicar a produção de carne bovina no país.

De acordo com estudos recentes, disse Neuto de Conto, em 10 anos o Brasil será responsável pelo abastecimento mundial de 21% da carne suína, 61% da carne bovina e 90% da carne de frango. Entretanto, ponderou o senador, o Brasil importa atualmente 70% do total necessário de nitrogênio, fósforo e fosfato, usados como fertilizantes.

- Ora, um país que tem essa dimensão, esta qualidade, este propósito de alimentar o mundo, não tem segurança interna, não tem armazenamento e não tem a exploração das minas de, principalmente, fósforo, nitrogênio e de potássio - afirmou.

Ele também disse que o estado de Santa Catarina tem uma jazida no município de Anitápolis cujo complexo industrial tem capacidade de produzir 240 mil toneladas anuais de fertilizantes e 240 mil toneladas de ácido fosfórico. Mas o empreendimento enfrenta a resistência de organizações ambientalistas.

- Nós precisamos sim do meio ambiente, precisamos sim da proteção, mas precisamos muito mais de homenagear, de querer ao nosso maior patrimônio, o bem-estar social, o crescimento e o desenvolvimento. É o ser humano que terá que ter os benefícios de todos os seguimentos, inclusive do meio ambiente, mas através do desenvolvimento, do crescimento e da oportunidade de poder o Brasil ser o grande líder mundial - afirmou Neuto de Conto. 



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto defende o aumento da produção nacional de fertilizantes

Neuto de Conto ressalta importância da exploração do potencial turístico para o desenvolvimento do país

Neuto de Conto destaca importância da Guerra do Contestado

Neuto de Conto destaca potencial da produção de caprinos e ovinos para economia do país

Neuto de Conto destaca importância do debates sobre questões relativas à Amazônia

Neuto de Conto destaca edital para obras de rodovia bi-oceânica