Neuto de Conto destaca potencial da produção de caprinos e ovinos para economia do país



Durante a audiência pública que discutiu potencialidades e problemas da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no Brasil, o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Neuto de Conto (PMDB-SC), apontou o segmento como "extraordinário nicho", especialmente para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira.

- Em breve, o país será o maior produtor e o maior exportador de produtos lácteos do mundo - frisou o senador, destacando a participação da ovinocaprinocultura na produção de leite e queijos.

Ao lembrar a preocupação mundial com a produção de alimentos, o parlamentar considerou equivocada a crítica de que o Brasil estaria substituindo áreas destinadas a cultivos alimentares pelo plantio de cana-de-açúcar, para produção de etanol.

- O Brasil está entre os grandes exportadores de produtos agrícolas do mundo. Enquanto os estoques mundiais de alimentos caíram em cinqüenta por cento, apenas nos sete primeiros anos deste século, a exportação de alimentos no Brasil aumentou em duzentos e quarenta por cento - frisou ele.

Neuto de Conto elogiou as políticas públicas de apoio ao setor agrícola brasileiro e destacou avanços contidos no Plano Safra 2008/2009, lançado na semana passada pelo governo federal. Para ele, trata-se de um "plano de governo" e não apenas dos ministérios ligados ao setor, que reúne elementos capazes de assegurar a continuidade de um crescimento "gradativo e permanente" da agricultura. O parlamentar também destacou outras ações que foram implementadas, como a edição da Medida Provisória 432/08, que dispõe sobre a recomposição das dívidas rurais e a ampliação do seguro agrícola.

- O resultado obtido pela agricultura brasileira nos leva a afirmar, com toda a segurança, que o setor será responsável por cinqüenta por cento do Produto Interno Bruto do país, já na próxima década - opinou ele.

Alimentos

Presente ao debate, João Tenório (PSDB-AL) apontou a ovinocultura como uma "opção interessante" para o Nordeste e uma alternativa para o aumento da oferta de alimentos, podendo ainda favorecer a liberação de áreas para a produção de grãos.

Ao comentar o momento atual de alta de preços dos alimentos e de restrição de oferta em muitos países, João Tenório afirmou que a crise se deve ao desestímulo gerado pela defasagem nos preços das commodities agrícolas nos últimos 15 anos e à estagnação da área cultivada, no mesmo período.

- A crise da falta de alimentos não estourou cinco anos atrás devido a um admirável crescimento de produtividade do setor, que segurou o abastecimento até o momento. O que ocorre hoje é uma tentativa de reposição dos preços, o que voltará a estimular o crescimento da produção agrícola - opinou o senador.



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


País tem potencial para triplicar safra recorde de grãos de 2010, diz Neuto de Conto

Neuto de Conto ressalta importância da exploração do potencial turístico para o desenvolvimento do país

Neuto de Conto destaca importância da agropecuária e defende exploração de jazidas de fosfato para produção de fertilizantes

Neuto de Conto protesta contra críticas externas à produção de alimentos no país

Começa debate sobre produção de caprinos e ovinos

CRA debaterá venda de terras na Amazônia e produção de caprinos e ovinos