Neuto de Conto quer salário integral para policiais aposentados por invalidez decorrente de atividade profissional



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 40/08) que determina o pagamento de salário integral aos policiais aposentados por invalidez decorrente de atividade profissional. A proposta, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), altera o artigo 40 da Constituição.

Em sua justificação, o parlamentar argumenta que os agentes da segurança pública têm regime diferenciado para aposentadoria no mundo todo, o que lhes proporciona garantia à proteção em casos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Neuto de Conto acrescenta que aposentar os policiais nessas circunstâncias sem o salário integral "significa, na prática, punir esses bravos brasileiros pelo fato de estarem cumprindo, com o risco da própria vida, a sua obrigação de garantir a segurança de todos nós".

Sua iniciativa, acrescenta, representa "um passo fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Estado na área de segurança pública".



12/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias comemora garantia de salário integral a servidores aposentados por invalidez

SP estende adicional a feridos, aposentados por invalidez e familiares de policiais mortos

Neuto de Conto quer alterar idade dos dependentes para fins de Imposto de Renda

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul

Neuto de Conto quer aprovação da PEC que aumenta o número de vereadores em cidades com até 50 mil habitantes