Neuto de Conto quer alterar idade dos dependentes para fins de Imposto de Renda



Já está pronto para ser examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei de autoria do senador Neuto de Conto (PMDB-SC) que eleva de 21 para 28 anos, a idade dos dependentes para fins de declaração anual do Imposto de Renda da pessoa física. Incluem-se como dependentes a filha, o filho, os enteados e o menor pobre criado pelo contribuinte e do qual detenha guarda judicial.

O projeto (PLS 145/08) também beneficia o irmão, o neto ou o bisneto - sem arrimo dos pais - até 28 anos, desde que o contribuinte detenha a respectiva guarda judicial, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.

O projeto, ainda, eleva de 24 anos para 32 anos, para fins de desconto no Imposto de Renda, a idade dos dependentes diretos que cursam o nível superior ou escola técnica de segundo grau.

Para Neuto de Conto, o aumento da idade para fins de Imposto de Renda tem uma justificativa: atualmente, é normal que filhos permaneçam na dependência dos pais além dos 30 anos para que concluam os estudos, incluindo a graduação, o estágio prático e a pós-graduação.



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Neuto de Conto aumenta idade máxima para dependentes no IR

Elevação de idade de dependentes no Imposto de Renda pode ser votada na CAE

Pesquisadora do Ipea sugere alterar deduções no Imposto de Renda para garantir mais recursos à saúde

Neuto de Conto quer salário integral para policiais aposentados por invalidez decorrente de atividade profissional

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul