Niemeyer recebe título de Cidadão Ilustre Post Mortem do Mercosul
Os ministros das Relações Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) decidiram, na quinta-feira (6), conceder o título de Cidadão Ilustre Post Mortem (após a morte) ao arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite da última quarta-feira (5) aos 104 anos, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma proposta da delegação da Venezuela e teve apoio unânime dos demais países representados.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o título é uma homenagem à genialidade e à criatividade do arquiteto. A homenagem foi prestada durante reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. “O Itamaraty foi projetado por ele e a construção de Brasília não teria tido a mesma dimensão que teve, graças à sua arquitetura inovadora”, afirmou.
“Esta reunião de hoje começou com um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, responsável, inclusive por este edifício em que estamos agora”, relatou Patriota.
Durante o almoço oferecido pelo ministério às autoridades estrangeiras, Patriota citou mais uma vez o arquiteto, afirmando que ele foi “não só um brasileiro que nós honramos por sua criatividade, por seu talento, um representante de um humanismo muito presente na arte brasileira, mas também um cidadão profundamente comprometido com a integração regional”.
03/09/2013 17:50
Artigos Relacionados
Aprovada promoção 'post mortem' a Vinicius de Moraes
Promoção 'post mortem' para Vinícius de Moraes
Aprovada promoção post mortem para Vinícius de Moraes
CCJ aprova promoção 'post mortem' para Vinícius de Moraes
Aprovado projeto que concede anistia post mortem ao líder da Revolta da Chibata
Santos aguarda chegada de seu mais ilustre cidadão