No Ceará, Dilma se diz orgulhosa por ter criado o Mais Médicos



A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (19) ter orgulho de ter criado o Programa Mais Médicos, que até o fim de abril atingirá a marca de 46 milhões de brasileiros beneficiados, com 13,2 mil médicos contratados. “Porque a gente sabe que sem o profissional médico é impossível ter saúde de qualidade; e estou falando aqui de um profissional que todos nós gostamos, apreciamos e honramos, que é aquele médicos que cuida da gente”, afirmou a presidenta, ao discursar para agricultores familiares, na cidade de Sobral (CE).

Dilma lembrou que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos em uma unidade de atenção básica, onde estão atendendo os médicos contratados pelo programa. Ela afirmou que 571 profissionais já foram destinados ao Ceará. No total, o estado receberá 749 médicos do programa, sendo seis deles voltados para a saúde indígena. “São 1,9 milhões de cearenses que hoje têm médico tratando da sua saúde”, disse, acrescentando que outros 157 profissionais estão concluindo o treinamento e devem começar a trabalhar até o fim de março. “Isso é muito importante, porque cumpre aquilo que prometemos, e quero dizer a vocês que é muito bom quando a gente cumpre os compromissos”, concluiu.

O Programa

Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Fonte: Portal Brasil e Ministério da Saúde



19/03/2014 18:41


Artigos Relacionados


Mário Couto diz que programa Mais Médicos foi criado para enganar a população

Queremos atingir 13 mil médicos pelo Mais Médicos até abril de 2014, diz Dilma

Dilma sanciona lei do Mais Médicos

Dilma comemora aprovação da MP do Mais Médicos na Câmara

Dilma: Mais Médicos é o pacto pela saúde pública

Dilma afirma que Mais Médicos vai melhorar muito o atendimento hospitalar