No Congresso, haverá lugares reservados para autoridades, convidados e jornalistas



Na cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, José Alencar, também foram acertados os assentos no Plenário e nos salões do Congresso Nacional para autoridades, convidados, imprensa nacional e estrangeira.

O presidente Lula e o vice-presidente Alencar cruzarão o Plenário da Câmara, sendo conduzidos até a Mesa, onde ficarão ao lado do presidente do Congresso e do Senado, Ramez Tebet, do presidente da Câmara, Efraim Moraes, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello (foto), além dos primeiro e segundo secretários da Mesa do Congresso, deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE) e senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). O presidente e o vice eleitos devem sentar-se, respectivamente, à direita e à esquerda do presidente do Congresso Nacional.

Os sete cardeais representantes da Igreja Católica, os ministros de Estado atuais, os ministros do STF, governadores já empossados pela manhã, e os presidentes dos tribunais superiores federais terão lugares reservados nas primeiras filas do Plenário, à esquerda de quem entra naquele recinto. Nessa ala, também deverão sentar-se as senhoras Marisa Letícia Lula da Silva - a primeira-dama -; Mariza Campos Gomes da Silva, mulher do vice-presidente eleito; Fairte Nassar Tebet, mulher do presidente do Senado; e Ângela Maria Mayer Ventura Morais, mulher do presidente da Câmara. Ainda nesta ala estarão os atuais ministros-chefes da Casa Civil e da Casa Militar da Presidência da República. À direita do Plenário estarão os chefes de Estado e de governos estrangeiros.

Os demais assentos do Plenário serão ocupados por parlamentares. Nas galerias da Câmara, estarão acomodados os representantes estrangeiros de missões diplomáticas e de organismos internacionais, familiares de parlamentares e convidados especiais do presidente eleito, do vice e dos presidentes do Senado e da Câmara. Haverá ainda um telão e mais 200 cadeiras no Salão Negro do Congresso, disponíveis também para convidados do presidente eleito.

A imprensa nacional e estrangeira terá acesso à rampa do Congresso, salões Negro e Verde e ao Plenário, mediante crachá especial. O profissional de imprensa credenciado para uma determinada área não poderá transitar em outra para a qual não esteja credenciado. As imagens de Plenário serão fornecidas por meio de um pool do qual farão parte a Radiobrás, as TVs Senado e Câmara e representantes de veículos privados.



30/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sala São Paulo terá lugares reservados para portadores de deficiência visual

Sala São Paulo terá lugares reservados para portadores de deficiência visual

Sala São Paulo terá lugares reservados para portadores de deficiência visual

ACM ACREDITA QUE HAVERÁ QUÓRUM PARA SESSÃO DO CONGRESSO DE QUARTA-FEIRA

Congresso Nacional faz ciclo de palestras para jornalistas

Mil convidados prestigiam a posse de Dilma no Congresso