Noel Rosa é homenageado em exposição no Palácio do Planalto
A exposição Compartilhando Rosas, realizada entre os dias 11 de novembro a 17 de dezembro, no Palácio do Planalto tem o objetivo de homenagear o poeta, músico e cronista brasileiro Noel Rosa, conhecido como Poeta da Vila. O cenário da exposição é inspirado na música “Pierrô apaixonado” e revela o típico bar carioca dos anos 30.
Em uma parceria entre a Coordenação de Relações Públicas da Presidência da República e o Ministério da Cultura, o grupo de artistas “Argumento Coletivo” foi convidado a criar ilustrações inspiradas no compositor. Os artistas interpretam visualmente as canções de Noel, com suportes e técnicas variadas, entre elas maquetes, esculturas, pinturas e desenhos.
Poeta
Noel Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910, na Vila Isabel, Rio de Janeiro. O músico começou a ter visibilidade com o Bando de Tangarás do qual era um dos componentes. Sua primeira aparição em público foi em 27 de junho de 1929, no Tijuca Tênis Clube, aos 18 anos. Ainda neste ano, foi lançado no teatro como compositor. Nesta época, Noel já tinha 29 músicas compostas, inclusive a consagrada “Com que roupa?”, que retratava a pobreza e a exclusão social. Com mais de 250 canções, entre elas “Palpite infeliz”, “Até amanhã”, e “Feitio de oração”, Noel Rosa morreu de tuberculose em 4 de maio de 1937, na mesma casa onde nasceu, aos 26 anos de idade.
Fonte:
Blog do Planalto
16/11/2011 15:30
Artigos Relacionados
Palácio Boa Vista inaugura exposição de Gustavo Rosa
Exposição no Palácio do Planalto homenageará as mulheres a partir do dia 23
Exposição "Mulheres do Brasil" entra em cartaz no Palácio do Planalto
Exposição no Palácio do Planalto retrata diversidade da cultura brasileira
Centro Tom Jobim homenageia Noel Rosa
Ary Barroso, Noel Rosa e Adoniran no Centro Tom Jobim