Nomes indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público vão a Plenário
Os advogados sabatinados: Walter de Agra Junior (E) e Esdras Dantas
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou duas indicações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os indicados Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza foram submetidos a arguição na tarde desta quarta-feira (24) e agora terão seus nomes avaliados pelo Plenário em regime de urgência. O processo é concluído com a nomeação pela presidente da República, Dilma Rousseff.
O advogado Walter de Agra Júnior, recebeu 16 votos favoráveis e nenhum contrário. Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e mestre em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco, ele é atualmente conselheiro federal da OAB com mandato até 2016.
Diante dos parlamentares, Walter lamentou a carência de promotores, principalmente no interior dos estados, onde ocorrem, segundo ele, audiências sem representante do Ministério Público.
– Não é mais possível aceitar isso – disse o advogado, que também criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/11, em tramitação na Câmara dos Deputados. Ela retira poderes de investigação do Ministério Público.
O outro indicado, Esdras Dantas de Souza, recebeu 14 votos a favor e dois contra. Um senador se absteve de votar. Professor e ex-presidente da OAB/DF, o advogado disse que pretende auxiliar na fiscalização administrativa e financeira do Ministério Público “sem transigir com a ética e com as normas jurídicas”.
CNMP
O Conselho Nacional é um órgão de controle externo do Ministério Público, criado pela Emenda Constitucional 45, promulgada em 2004. Seus 14 integrantes têm por atribuição constitucional acompanhar a atuação administrativa e financeira da instituição e o cumprimento dos deveres funcionais de seus componentes.
Novo horário
O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), informou que as próximas sabatinas a serem realizadas pela comissão terão início sempre às 10 horas.
24/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ sabatina indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
Comissão aprova indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público
Indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público serão sabatinados na quarta-feira