Normas de incentivo à inovação tecnológica serão submetidas ao Plenário



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou e encaminhou ao Plenário, nesta quarta-feira (10), parecer favorável a projeto de lei da Câmara (PLC 49/04) que define normas de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. Na terça-feira (9), a matéria já havia sido aprovada pelas Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE).

No relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), lido pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o relator afirma que a proposição estabelece medidas para assegurar capacitação e autonomia tecnológica ao desenvolvimento industrial do país.

Jucá observa que a maior parte do projeto proposto pelo Executivo é destinada a regulamentar a Instituição Científica Tecnológica (ICT), definida no texto, segundo explica,  como o órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional a execução de atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.

Ainda segundo Jucá, o projeto permite que a União, os estados e os municípios estimulem a formação de alianças estratégicas, envolvendo empresas nacionais e as ICTs, para desenvolvimento de projetos que gerem produtos e processos inovadores.



10/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina oferta de incentivo para inovação tecnológica

Indicações de adidos diplomáticos serão submetidas previamente ao Senado

Brasil lidera em inovação tecnológica, diz BID

'Rota do Cordeiro' discute inovação tecnológica no NE

Novo programa incentiva inovação tecnológica

Inovação tecnológica e institucional é tema de seminário em Brasília